Dicas para trocar o sofá e dar uma cara nova para a sala

14 FEV 2015
• Inspiração

Ao escolher um novo sofá para sua sala, vários fatores devem ser considerados. A arquiteta Fernanda Albert deu algumas dicas para dar uma cara nova para a sua sala, com exemplos de sofás da Lider Interiores. Confira!

Em primeiro lugar, o tamanho do espaço disponível e o número de usuários. Além disso, a configuração da casa também pode influenciar nessa escolha. Por exemplo, se você mora em um apartamento pequeno com apenas um quarto e uma sala e frequentemente recebe os amigos ou parentes para dormir em casa, um sofá-cama seria o ideal para protagonizar o estar, permitindo flexibilizar o espaço de acordo com o uso em cada momento. Uma ótima opção nesse caso é o sofá-cama Control. Além de contar com um fácil sistema de abertura, ele possui dois compartimentos posteriores que possibilitam guardar roupa de cama, por exemplo, ou mesmo uma manta para os dias mais frios.

sofa1

 

sofa2

 

Já se sabe que o antigo e usual conjunto de dois e três lugares agora deu espaço para apenas um sofá, geralmente maior e complementado por poltronas e pufes; ou mesmo dois sofás iguais distribuídos de diferentes formas, dependendo da configuração do espaço. Em ambos os casos, o sofá Slim pode tornar a composição da sua sala ideal.

 

sofa3

Se a sua sala de estar é também a sua sala de televisão ou home theater, o ideal é optar por um sofá com espuma mais macia e uma boa alternativa são os sofás retráteis ou aqueles versáteis, que permitem diferentes formas de assentar. Uma ótima escolha neste caso é o sofá Cozy, com braços e encostos retráteis que permitem a cada usuário optar pela profundidade que melhor lhe atender. Sua aparência sóbria e ao mesmo tempo elegante faz a diferença em qualquer sala.

 

sofa4

 

Em geral, sofás com linhas retas e cores neutras (próximas ao bege e ao cinza) combinam com a maioria dos ambientes. As cores também podem ser utilizadas, conferindo maior personalidade ao ambiente. Por se tratar de um móvel de grandes dimensões, as estampas geralmente não são muito adequadas.

Para sofás com linhas clássicas, o ideal é optar por cores neutras, assim as suas formas são valorizadas. Mas você também pode inovar e escolher um modelo menos convencional, mas ainda assim atemporal. É o caso do sofá Decô, com inspiração no movimento Art Decó.

sofa5

 

Com relação aos tecidos, é bom lembrar quem irá usufruir do espaço. Se você tem crianças e animais em casa, o couro e a camurça biônica são excelentes alternativas. Se o couro não te agrada, os tecidos sintéticos também são uma boa opção, como o linho e a camurça sintéticos, por exemplo. Os tecidos naturais são ótimos para pessoas alérgicas, entretanto requerem maior manutenção.

Se o seu espaço é generoso, você também pode optar por mais de um modelo de sofá para um mesmo ambiente e até ousar um pouco mais na escolha das cores. Um modelo clássico como o Chester, inspirado no tradicional Chesterfield, é uma excelente alternativa para dividir o espaço com um sofá de linhas mais retas, a exemplo do Mult. No primeiro caso, o ideal é optar por cores neutras, no intuito de valorizar as formas da peça, e neste último caso, já podemos escolher algumas cores mais diferenciadas, como o jeans, ou mesmo berinjela. Em geral, para salas com mais de um sofá, ao utilizarmos uma peça com traços mais marcantes, o ideal é que a outra tenha traços mais neutros, a fim de equilibrar o ambiente e harmonizar os elementos que o compõem.

sofa6

 

Ainda sobre o sofá Mult, podemos destacar a sua versatilidade, uma vez que existem diversas opções de módulos que podem ser compostos da maneira que a peça melhor adeque ao ambiente. Ele também pode compor um sofá em L, ideal para espaços mais amplos.

sofa8

Hoje, a diversidade de produtos é muito grande, atendendo aos diferentes estilos e gostos. Em todos os casos, um projeto de interiores de qualidade irá considerar os itens da sua sala e o que melhor se adequará ao seu ambiente, tanto em termos de cor quanto de forma e tecido.

 

Contato da Profissional

Fernanda Albert
31 9137.6693
www.albertarquitetura.com.br

 

Confira as novidades do nosso Editorial