Dicas para uma sala de jantar perfeita

17 DEZ 2015
• Inspiração

Local de encontro, papos intermináveis e de celebração, a sala de jantar é um dos principais ambientes da casa, pois atendem tanto os moradores quanto amigos e família. Mas qual o segredo para um espaço acolhedor e confortável? Lorena Romão e Amanda Ribas, da Desígnio Arquitetura e Urbanismo explicam para gente:

Estela Netto

Estela Netto – Decora Lider BH

Iara Leão

Iara Leão – Mostra de Ambientes Decorados de Divinópolis

Tamanhos e formas

Uma regra geral é que a mesa tenha, no mínimo, 60 cm por pessoa; e o espaço de circulação ideal é de 110cm.  “Em ambientes reduzidos podemos utilizar de alguns recursos para deixar o espaço mais acolhedor. As redondas e ovais, mais despojadas e arrojadas, são boa pedida para ambientes com pouco espaço de circulação. As mesas retangulares e quadradas, também podem ser opção para ambientes integrados, encostando-as em uma das paredes”, explicam Lorena e Amanda. Para espaços maiores, vale apostar nas mesas quadradas de 8 lugares, que garantem conforto ao usuário, já que todos ficam bem próximos. Com ela, a conversa é garantida.  Já a mesa retangular com mais lugares, inclusive nas cabeceiras, são clássicas e chiques. Quer fugir do tradicional? Lorena e Amanda dão a dica: “A junção de duas mesas quadradas, podendo até ter um aparador no meio, proporciona mais lugares além de fugir da tradicional retangular, deixando um toque mais ousado”.

Roberta Nicolau-Sala de Almoço

Roberta Nicolau – Decora Lider Rio

André Mendonça e Júlia Lage-mostra ML

André Mendonça e Júlia Lage – Mostra de Ambientes Decorados Mateus Leme

Mesa e cadeiras, como combinar?

“Engana-se quem ainda pensa que a mesa e a cadeira têm que ser do mesmo material e da mesma cor. Para descontrair o ambiente, pode-se usar as cadeiras da cabeceira com braço, modelo e estampa diferentes das demais.  Para mesas menores pode-se usar um banco na cabeceira e cadeiras mais leves. E ainda para os mais ousados pode-se usar uma cadeira de cada cor, material e estilo diferentes, abusando da criatividade”, afirmam.

Luiz Fábio

Luiz Fábio – Decora Lider BH

Decora Lider Vitória 2015-Max Mello

Max Mello – Decora Lider Vitória

Cristaleiras X Aparadores

“Se a sala de jantar estiver com espaço de sobra, vale adicionar móveis complementares a fim de buscar um equilíbrio na decoração. As cristaleiras voltaram com força total dando um ar retrô em ambientes modernos. São peças coringas, que além de comportar a tradicional louça podem abrigar adornos, bebidas e livros, contribuindo para a decoração da sala. Os aparadores e buffets, além de amparar a mesa, são mais uma opção para guardar utensílios, desafogando principalmente quem tem espaços reduzidos na cozinha”.

Decora Lider Brasília

Barbara Paiva – Decora Lider Brasília

Acessórios que enriquecem

“Os tapetes são interessantes para demarcar ambientes e trazer mais aconchego a eles. Na sala de jantar é recomendado que sejam fáceis de limpar, mais baixos, evitando cores claras. É importante observar o tamanho do tapete, devendo abranger uma margem em torno da mesa de no mínimo 70 cm para evitar problemas com a movimentação das cadeiras.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook, no Twitter e Instagram.

Lorena e Amanda  Desígnio Arquitetura e Urbanismo – Lorena Romão e Amanda Ribas

http://www.designioarquitetura.com.br

Tel: (31) 3588 4215 – (31) 9337 3093

 

 

Confira as novidades do nosso Editorial