Dicas sobre tapetes na decoração

14 JUN 2015
• Inspiração

Se você tem um desejo de mudar rapidamente o visual de um ambiente, nada melhor do que apostar em tapetes. O tapete traz elegância e aconchego a qualquer ambiente, onde tudo fica mais convidativo. Eles aquecem o espaço, especialmente onde não há piso de madeira, que por si só já ajuda nesta função.

Para ajudar na hora de comprar um tapete ideal para sua casa confira as dicas:

Barbara Paiva - Estar de Jantar

Barbara Paiva – Estar de Jantar

Tapetes x móveis

Os tapetes, também devem ter uma relação com o mobiliário do espaço e servem para definir ambientes. Por exemplo: numa sala com living, home theater e jantar espacialmente integrados, cada tapete fará parte de uma composição, tendo relação direta com os móveis. Outra dica é que o ideal é que eles sejam altos para serem mais confortáveis.

 

Juliana Lorenção

Juliana Lorenção

Tapetes x cor

Em um ambiente, o tapete depende do gosto do morador: pode ser neutro ou impactante. Há certas composições de cores que remetem a diferentes estilos. É usual utilizar tons neutros nas cortinas, o sofá pode ser de uma cor intensa e que cause presença ou não. Mas almofadas são sempre coadjuvantes, elas sugerem que uma ou duas delas repitam a cor do sofá. As outras podem contrastar com elas ou formar um degradê, sempre fazendo uma brincadeira com a cor presencial no ambiente.

Luciana Vervloet

Luciana Vervloet

Tapetes x Formato

Na decoração não há regras quanto ao formato do tapete. Mesmo assim, ambientes clássicos ainda dão preferência aos modelos quadrados. Querendo ousar um pouco, opte por um tapete redondo ou um modelo um pouco menor deslocado da composição dos móveis. Isso personaliza a decoração. Porém, o modelo escolhido deve ser uma peça digna de chamar a atenção, um exemplar sofisticado como um tapete árabe ou com uma estampa que chame a atenção. Dica: Usar tapetes sobre outros tapetes, e tapetes de formatos com geometrias diferenciadas chama bastante atenção.

Ney lima - Home Arquitectar

Ney lima – Home Arquitectar

Tapetes x Espessura

É desconfortável caminhar e tropeçar no tapete devido à sua espessura fina. Use tapetes de espessura grossa em ambientes onde fatalmente as pessoas  podem ficar descalças como quarto de dormir e sala de TV. Nos locais onde se circula muito, como corredor, escritório, loja, o pelo deve ser curto, o suficiente para ter conforto básico.

Ney Lima - Lareira

Ney Lima – Lareira

Tapetes x Desenhos

Há desenhos de tapetes que são verdadeiras obras de arte, e que fazem que sejam mais importantes que o resto da decoração. Na verdade é paixão à primeira vista.?Mas como é um elemento grande e de destaque, o mais normal é que o mesmo fique em uma paleta e que não comprometa a personalidade das cores dos móveis. As texturas, as estampas e as cores ficam reféns do entorno da decoração.Se o tapete tiver alguma cor extremamente fora do contexto, a dica é você harmonizar com a mesma cor apenas um adorno ou uma almofada.

No dia 15 de junho a Lider Interiores apresenta a campanha de tapetes e adornos. Na Lider todos os clientes que comprarem seus tapetes podem personalizá-los como quiserem. Não perca!

 

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook, no Twitter e Instagram.

 

Emmilia Cardoso_CC14Contato:

EMMILIA CARDOSO – ARQUITETA

contato@emmiliadiascardoso.com.br

(021) 7843-0306

CAU: A 3711-7

Confira as novidades do nosso Editorial