DMAIS DESIGN e Lider Interiores

20 JUN 2016
• Sem categoria

Inspirada nos grandes eventos de design de Milão, o DMAIS Design chega ao terceiro ano consecutivo como o maior acontecimento de design de Minas Gerais e um dos mais importantes do país. Idealizado e organizado pelo empresário Renato Tomasi, o festival, que aconteceu do dia 13 a 19 de junho, contou com cerca de 100 eventos e ações por toda Belo Horizonte, como lançamentos de produtos, palestras, workshops, exposições, coquetéis e intervenções, envolvendo várias lojas e marcas do setor. Lojistas locais e nacionais, designers, varejistas, marcas de design, museus, instituições, entidades beneficentes, shoppings, entre outros envolvidos, atuarão em conjunto, realizando eventos próprios que farão parte da programação oficial.

 

Como entusiasta do design e uma das maiores empresas do ramo no país, a Lider não poderia ter ficado de fora. Nossa participação envolveu exposições, intervenções, palestras e muito mais. Confira.

 

História do Design e Cubo Instalação

DSC_5718

O QG do festival foi montado no 4º piso do BH Shopping, no formato de três lounges cenográficos, representando passado, presente e futuro, assinados pela arquiteta Juliana Vasconcellos. O mobiliário da Lider Interiores apresentou os conceitos da atualidade, em uma área de 15m2. “Utilizei peças que são referência de uma produção atual e contemporânea, em sua linguagem e estilo, que valorizam o desenho”, explica. Alguns móveis que compõem o espaço são o Sofá Concha, Poltrona Delgada, Poltrona Side e mesas Eixo.

DSC_5727

Na foto, a arquiteta Juliana Vasconcellos, no lounge contemporâneo na exposição História do Design.

Ainda no BH Shopping, uma cabine de 5m2 foi montada para que as pessoas pudesse fotografar em meio aos produtos da Lider. Diferentemente dos lounges, que ganharam um tom mais sofisticado e elegante, esse espaço, segundo a idealizadora, foi trabalhado com uma concepção mais pop e jovem, colorida e alegre, de modo que os visitantes pudessem usufruir de todo o cenário.

DSC_0952

 

Urban Jungle e bate-papo sobre processos colaborativos

DSC_5767

No Ponteio Lar Shopping, foi desenvolvida uma vitrine especial, a Urban Jungle, assinada por Mariana Hardy, Marcelo Play e Suzana Bastos. Foi montada uma estrutura de madeira verde, envolvendo uma composição colaborativa, fruto da parceira entre um grupo multidisciplinar de profissionais: além da Lider e do escritório Hardy Design, a Fazenda Bela Vista, Oti Cerâmica do Inhotim e a Ponelo Ateliê deram vida ao projeto. No interior da área, cinco cadeiras se destacaram por serem feitas de cedro australiano, material que está sendo testado pela empresa, de forma pioneira. “É uma madeira sustentável, de reflorestamento e com tecnologia de clonagem. Um produto bastante inovador. Estamos trabalhando essas cenas por meio de uma proposta de criação colaborativa, buscando realçar os pilares da Lider através do design”, detalha Tiago Nogueira, gerente de Marketing e Produtos da Lider.

A forma como este projeto foi executada, colaborativa, despertou a curiosidade de profissionais do ramo e demandou um evento informal e descontraído, onde os representantes de cada uma das empresas envolvidas no processo debateram sobre a colaboração como mecanismo de inovação.

 

Instalação Capilaridade

DSC_0891

Em nossa loja no Sion, a Alva Design produziu uma vitrine com conceito artístico e muito interessante. A partir de um olhar inusitado sobre uma matéria prima familiar à Lider,  a espuma, e juntamente com seu principal produto, o móvel, a Alva propõe uma instalação em que o elemento que liga estes dois pontos de partida é a cor, usada de maneira a ressaltar as formas e materialidades, num exercício de expansão e contaminação, onde se permite que o design experimente outras possibilidades estéticas.

 

Pop Up Store

Ainda na loja do Sion, recebemos a maior novidade da DMAIS Design deste ano: a Pop Up Store. De acordo com o idealizador e organizador do festival, Renato Tomasi, trata-se de uma instalação para apresentação do trabalho de 12 jovens designers mineiros. Mais que gerar vendas, a ideia foi agrupar, em um único lugar, criações que valorizem o conceito e que não tenham sofrido influência de processos industriais.

WhatsApp-Image-20160620

A iniciativa de sediar a exposição, juntamente com as outras ações durante a realização da DMAIS Design, reforça a postura da empresa como fomentadora do design. “E o reposicionamento da marca, com foco no desenho, no conceito, mostra que, após 70 anos de história, continuamos nos reinventando. Estamos sempre evoluindo”, afirma Tiago Nogueira, gerente de Marketing e Produtos da Lider. Ao todo, foram expostos mais de 70 produtos assinados pelo Estúdio Lider de Design e seus parceiros Adolini+Simonini, Isabela Vecci e os estúdios Lattoog Design e Nada Se Leva – este último dos designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, diretores de criação da Lider.

pop up 1

Confira as novidades do nosso Editorial