Entenda a importância de um projeto arquitetônico

20 NOV 2017
• Dicas

 

Segundo pesquisa feita pelo Datafolha para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, CAU, 54% dos brasileiros construíram ou reformaram a casa no último ano. Desses 54%, 85% não tiveram orientação profissional. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 70% das pessoas que compõem a população economicamente ativa afirmam que contratariam os serviços de um arquiteto e urbanista para construções ou reformas. A parcela dos que já contrataram os serviços de arquitetos e urbanistas é de 7%. Entre as pessoas com curso superior e das classes AB, essa taxa é mais que o dobro, chegando a 16%.

Para ter um projeto arquitetônico eficaz, que atenda às suas demandas e seja, acima de tudo, funcional, é imprescindível a contratação de um arquiteto. Só ele poderá avaliar itens como o impacto ambiental causado pelo projeto, fazer sua avaliação técnica, verificar qual a estrutura mais adequada para a construção e gerenciar a execução de obras.

Os benefícios de um projeto arquitetônico bem pensado

Entre os benefícios de um projeto arquitetônico, três fatores foram citados como mais importantes, segundo a pesquisa do Datafolha:

1 – Segurança

É o item mais importante, segundo os entrevistados. Ter alguém para se responsabilizar por todo o processo e contar com mão de obra especializada são atributos que validam a importância de um projeto arquitetônico.

2 – Conforto

Outra característica que mostra a importância de um projeto arquitetônico. Ter um projeto como guia, além de um profissional coordenando todo o processo é vital para quem contrata um arquiteto.

3 – Custo-benefício

Um projeto arquitetônico bem feito evita erros, desperdício de materiais e dinheiro, resultando em um ótimo custo-benefício.

Entenda a importância de um projeto arquitetônico

Fonte: Pesquisa CAU/Datafolha

8 motivos para você contratar um arquiteto

Para entender melhor a importância de um projeto arquitetônico, é essencial valorizar o trabalho do arquiteto. O CAU elaborou uma lista que enumera todas as suas qualidades e funções:

  1. O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais e construir ou reformar o seu imóvel.
  2. Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.
  3. Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa se mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel.
  4. Contratando um profissional de arquitetura e urbanismo você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente queria.
  5. Você também não corre o risco de comprar material a mais ou a menos: ele vai calcular a quantidade necessária e elaborar um orçamento para facilitar a sua programação financeira.
  6. O arquiteto é o profissional técnico e legalmente autorizado a fazer o projeto arquitetônico, a exigência central para que sua casa seja construída, e pode também realizar e/ou coordenar os projetos complementares necessários à sua construção.
  7. Devido à sua ampla formação técnico-artística, o arquiteto está preparado para gerenciar todos os fornecedores da obra, do fabricante de ferragem pronta à loja de papel de parede, e prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais.
  8. Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto pode também se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais à contratação de operários, oferecendo um elenco completo de serviços.

Então, pronto para escolher o seu arquiteto?

Como escolher o sofá perfeito lateral

 

Confira as novidades do nosso Editorial