Estilo clássico e contemporâneo, um mix para você apostar

25 NOV 2016
• Dica de decoração

Misturar estilos não chega a ser uma regra na decoração. Porém, se você quer fugir da monotonia, criar uma ambientação atemporal ou dar mais personalidade à sua casa, aposte em um décor eclético. Quem ama o clássico pode acrescentar um traço de ousadia com alguns elementos modernos. Da mesma forma, um toque clássico – seja através de um móvel, estampa ou adorno – em uma morada superatual pode ser a cereja do bolo! Esse mix do estilo clássico e contemporâneo também é um ótimo recurso quando você já tem móveis tradicionais ou antiguidades em casa, mas quer dar uma atualizada no décor.

 

Preto & branco

Estilo CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO, UM MIX PARA VOCÊ APOSTAR!

Preto e branco é um daqueles clássicos eternos, requintados, que não cansam seus olhos no dia a dia. Para o Living do Casal Sofisticado na Decora Lider Ribeirão Preto 2016, a intenção de Fabiano Correia foi justamente fazer o mix com o contemporâneo. Linho, laca, cristais e ícones como a cômoda Bombê (no canto à dir.) harmonizam com o sofá modular, bem contemporâneo, e a iluminação em LED.

 

Um toque do vintage

Estilo CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO, UM MIX PARA VOCÊ APOSTAR! 2

No Living da Colecionadora, de Silvana Andrade para a Decora Lider Brasília 2013, a vibe artsy colore com tons mais quentes a base em p&b. O elegante sofá Slim colabora para o equilíbrio do décor. Um ambiente contemporâneo com pitadas vintage, cheio de personalidade, foi a ideia da arquiteta e designer de interiores. O espaço refletiu uma moradora antenada, que gosta da mistura de peças e estilos, bem como viajar e colecionar souvenires e, claro, obras de arte. Repare que o mobiliário é clássico e atemporal.

 

O capitonado clássico e as linhas retas contemporâneas

Estilo CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO, UM MIX PARA VOCÊ APOSTAR! 3

Técnica bem tradicional, o capitonado – costuras que demarcam figuras geométricas, feitas artesanalmente – inspirou o imponente puff Botton. Cristina Côrtes o utilizou como recamier, ao pé da cama, complementada pela moderna cabeceira, no Quarto do Casal para a Decora Lider Rio 2015. Elementos como as poltronas e o papel de parede quebram as linhas retas e contemporâneas.

 

Elementos do estilo industrial

Estilo CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO, UM MIX PARA VOCÊ APOSTAR! 4

Já na edição 2016 da Decora Lider Rio, o Cafofo RO+CA, do Studio RO+CA, representa com perfeição o mix de estilos. Por um lado, temos a parede detonada, as luminárias, o letreiro em neon e o amplo sofá Fofo, revestido em rosa claro, carregam uma pegada superurbana. Por outro, o clássico é representado pelo puff 8600, em couro preto capitonado (técnica de origem inglesa, datada do século 19) e as poltronas Concha, assinadas pelo Estúdio Nada Se Leva, que remetem ao estilo decô, outro ícone do design.

 

O moderno

Estilo CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO, UM MIX PARA VOCÊ APOSTAR! 5

Em um espaço com estética apurada –  Sala de Estar de Beth Nejm para a Decora Lider BH 2015 – um dos elementos da combinação entre clássico e contemporâneo surpreende e rouba a cena: as modernas poltronas em amarelo e preto. Fazendo contraponto, o par de puffs Barcelona, móvel com base cromada e estofado em couro, criado pelo brilhante arquiteto Mies Van der Rohe, em 1929. Este clássico ainda reina entre as peças mais importantes do design de mobiliário.

 

Estampas

Estilo CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO, UM MIX PARA VOCÊ APOSTAR! 6

Se apostar em um visual mais carregado ou em um mix de estampas, por exemplo, faça como neste ambiente, onde as padronagens – no papel de parede e no tapete, além da fotografia encostada ao fundo – são de tons bem próximos. Ainda assim, há uma bossa na composição. O sofá Mult funciona como uma ótima base, já que seu design minimalista e atemporal, aqui aliado a almofadas na mesma nuance, vai bem com uma infinidade de complementos.

 

Estilo CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO, UM MIX PARA VOCÊ APOSTAR! 7

Sinônimos de sofisticação, clássicos nunca saem de moda. Por isso, vale investir em uma peça durável nesse gênero, que costuma ser rico em texturas, detalhes e ter acabamento nobre. Se bem cuidado, com o passar dos anos o móvel ainda ganha memória e valor. Um belo exemplo é o sofá Chesterfield (neste estar, em off-white), modelo com acabamento capitonado, criado por volta de 1840, a pedido do Conde Chesterfield, que desejava mais conforto no assento. Outro clássico – no caso, do design mobiliário brasileiro – é a palhinha, aqui presente no encosto da poltrona Aurora. Em um espaço contemporâneo, pontuar móveis como esses cria uma atmosfera diferenciada.

 

Gostou da mistura? Então visite uma de nossas lojas, que estão repletas de opções clássicas e contemporâneas, em uma infinidade de acabamentos, tecidos e cores.

Confira as novidades do nosso Editorial