Estruturas metálicas garantem durabilidade dos móveis Lider

27 ABR 2016
• Mundo Lider

Estofados com estruturas metálicas – ecologicamente mais corretas do que as de madeira – começaram a ser fabricados pela Lider Interiores há sete anos. Mas foi após uma viagem à Espanha feita pelo diretor industrial da empresa, Célio Nogueira, que o processo se firmou. “Em 2010, visitei a Granfort, que fecharia uma parceria conosco. Queríamos trazer para o Brasil a tecnologia deles, que são os maiores produtores de estofados espanhóis”, lembra Célio. O negócio não vingou, mas o intercâmbio rendeu frutos. “Vi que toda a estrutura dos estofados deles era em metalon, até porque lá não há abundância de madeira como no Brasil. Por sermos o berço do minério de ferro, achei a ideia fantástica. Todo o nosso país usa madeira. Dá dó!”, conta o diretor.

O metalon galvanizado é um tubo feito a partir de ferro, revestido com uma proteção contra oxidação. Por ser anticorrosivo e de fácil higienização, tem aplicações variadas: de grades, portões, estruturas de outdoors a obras arquitetônicas, tubulações elétricas e hidráulicas. Rígido e mais leve que os metais comuns, ele é 100% resistente à umidade e não deteriora. “Em cidades litorâneas, não há perigo de a maresia estragar a estrutura do estofado”, garante Célio.

Estrutura_Metalica01

Ao contrário da estrutura em madeira – cuja produção exige um funcionário trabalhando com uma serra, muito barulho e ainda correndo o risco de se machucar – a de ferro é cortada em prensas semiautomáticas. “Isso garante uma área de produção mais limpa, pois a prensa é hidráulica, não gera pó; e nem lenha,  já que os resíduos podem ser soldados”, explica Célio.

Estrutura_Metalica_02

Por ser um tubo e não um ferro maciço, o metalon é bem mais leve que a madeira. O peso cai em torno de 50% em relação a uma estrutura de eucalipto. Leveza não significa fragilidade. A durabilidade do metalon é maior que qualquer madeira – só se aproximam as fortes, como a paraju. Na Lider, a  estrutura dos estofados tem dez anos de garantia. “Normalmente, no Brasil se utiliza o eucalipto, que suga toda a água e destrói o terreno. Já o pinus, também comum, pode mofar por dentro, pois absorve muita umidade”.

Acesse aqui e confira o post sobre os sofás assinados pelo Estúdio Nada Se Leva para Lider.

Sofá ensaio

Sofá Ensaio

Hoje a linha de estofados da Lider com estrutura metálica contempla 40 modelos. “Nossos sofás são produzidos como se vestissem uma roupa com fechamento em velcro e zíper. Facilita a limpeza, pois permite aspirar seu interior, e o próprio cliente pode trocá-la: basta enviarmos uma nova ‘capa’. É mais rápido, dinâmico e inteligente”.

Visita nossas lojas e conheça a linha completa de sofás Lider!

Confira as novidades do nosso Editorial