Gavetas de cozinha: itens essências para a organização do ambiente

04 NOV 2016
• Mundo Lider

Local de encontro, de afeto, de compartilhar bons momentos… Quem não adora reunir pessoas queridas na cozinha? Um dos protagonistas da casa, esse ambiente, que antigamente costumava ser isolado, há um bom tempo ganhou status, sendo integrado às salas de jantar e estar ou alçado a espaço gourmet. Assim, não só o design da cozinha ganhou importância, mas sua funcionalidade e capacidade de organização, já que ela se tornou também um local para receber. Mas, aqui, vamos focar em um dos itens indispensáveis nesse espaço – as gavetas de cozinha! Elas facilitam o acesso a tudo que acondicionam, organizam e até interferem no nosso modo de cozinhar.

 

Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 1

Cozinha do Loft, projetado pela BEP Arquitetos para a Decora Lider Brasília.

 

A LIDER ENTRA NA COZINHA COM A LINHA ÁTRIO

Para atender aos que desejavam encontrar na Lider Interiores todas as soluções para a sua residência, ou de seus clientes, a empresa desenvolveu a Linha Átrio, que atende cozinha, espaço gourmet, despensa, área de serviço e banho. Lançada em 2016, após muita pesquisa, análise e testes, a linha é completa e flexível, com a cara da Lider. As gavetas, claro, receberam total atenção. Para atender às diversas necessidades dos mais exigentes usuários, foram lançados sete modelos com características específicas.

 

Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 2

 

PRATICIDADE E ORGANIZAÇÃO

Quando pensamos em móveis com gavetas, a primeira que vem à mente é a tradicional, feita com painéis. Esse modelo, claro, entrou na Linha Átrio, com dois tipos de corrediça (telescópica e oculta), ambas com abertura total. Aliás, essa é uma característica primordial na hora de escolher as gavetas para a sua cozinha. Enquanto a peça com abertura total “sai” completamente do móvel – nos ajudando a alcançar facilmente os objetos, mesmo no fundo da gaveta –, a parcial permite uma abertura de 80% (tipo presente em apenas um modelo da Linha Átrio).

 

No caso das gavetas para panelas, um suporte possibilita que as tampas sejam acondicionadas de pé; e as panelas, empilhadas na parte frontal. Com a corrediça parcial, o acesso às tampas fica prejudicado. Vale ressaltar que há uma diferença de valores entre elas, que pode chegar a mais de 30% em favor da corrediça com extração parcial.

 

Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 31

Fique atento à abertura de gaveta: parcial (à esq.) ou total (à dir.), muito mais prática e funcional.

 

Sabe aquela “baguncinha” que fica na gaveta, quando a movimentamos rapidamente, seja ao abrir ou fechar? Pois a Linha Átrio soluciona esse problema com a utilização de um tapete emborrachado no fundo de todos os modelos, sempre na cor cinza, para combinar perfeitamente com qualquer amadeirado. Além de protegidos, os objetos ficam organizados por mais tempo, facilitando o nosso dia a dia.

 

TIPOS DE GAVETA NA LINHA ÁTRIO

Com sete modelos de gaveta, a Linha Átrio procura atender a todas as suas demandas, sejam elas ligadas a projetos mais competitivos ou com restrição de espaço. São sistemas atuais, bonitos e tecnológicos, que, combinados a organizadores e acessórios internos, trazem todo o conforto para dentro da sua cozinha.

 

> Gaveta painel com corrediça telescópica

Modelo mais competitivo, possui abertura suave e extração total. É também o mais flexível: está disponível em duas alturas (10 e 20 cm), se ajusta à profundidade dos módulos da Linha Átrio (25, 30, 35, 40 e 45 cm) e sua largura é editável (com variações de 1 mm), utilizada em módulos de 25 a 120 cm de largura. Por isso, se adapta a cômodos maiores, como cozinha, área de serviço, espaço gourmet, e menores, como banheiro. Seu trilho telescópico é um dos dois melhores do mundo, fornecido pela FGV, líder italiana em componentes de móveis. Os rolamentos internos são outro diferencial, pois não se soltam nem caem da corrediça com o passar do tempo.

 

Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 6

 

> Gaveta painel com corrediça oculta soft closing

Gaveta com o melhor custo-benefício, conta com extração total e fechamento soft closing (com amortecedor). Mesmo que você a empurre com firmeza, o amortecedor irá fechá-la suavemente, sem bater ou produzir qualquer ruído. Produzida em duas alturas (10 e 20 cm), se adapta às mesmas larguras e profundidades da gaveta telescópica. O trilho adotado nesse modelo, fornecido pela austríaca Blum, não aparece na lateral da gaveta quando aberta, deixando o móvel mais limpo. A gaveta ainda ganha 1,5 cm na largura. Como o trilho fica oculto na parte de baixo, esse modelo é ótimo para ambientes litorâneos, pois protege a corrediça da maresia.

 

Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 7

 

> Gaveta painel baixa

Ideal para receber organizadores e porta-talheres poliméricos, com divisões bem pensadas, de acordo com seu tamanho. Algumas possuem separadores que podem ser regulados conforme a necessidade.

 

Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 8

 

> Gaveta Polimérica Europa com corrediça oculta soft closing

Segundo modelo mais competitivo da Linha Átrio, essa gaveta é toda polimérica (plástica), de extrema qualidade, espessa e resistente. Por ser facilmente removida do trilho para limpeza, é indicada para ambientes com maresia ou muito úmidos, como regiões serranas. É a única gaveta da linha com abertura parcial, mas uma excelente opção para quem deseja qualidade por um valor atrativo. Indicado para aquele gaveteiro ao lado da pia, o modelo permite larguras de 40, 50 e 60cm, baixa ou alta, com ou sem divisor.

 

Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 9Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 10Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 11

 

> Gaveta Lateral Metálica com corrediça oculta soft closing

Gavetas com a cara da Linha Átrio, suas laterais são em aço carbono pintado em epóxi pó, o que garante alta resistência a abrasão e maresia. Sempre produzidas em cinza claro, para melhor compor com os padrões amadeirados, seu fundo e a parte traseira são feitos em painel, também em padrão acinzentado (Cinza Cobalto Nature). Por serem peças em painel, são editáveis na largura (com variações de 1 mm). Com corrediça oculta soft closing, o fechamento é extremamente suave e não produz ruído. Elegantes e modernas, essas gavetas são adotadas das fornecedoras P.O. Internacional e Blum; ambas com a mesma garantia, porém a segunda, de origem austríaca, é mais robusta, o que se reflete no custo.

 

Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 12  Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 13

 

Essas gavetas podem ainda ser internas, baixas e altas (perfeitas para a sua despesa). As baixas recebem organizadores em inox ou poliméricos, resistentes a maresia, fáceis de acessar, móveis e muito bonitos. As altas abrigam acessórios para organizar panelas ou alimentos. Também há porta-pratos, facas, temperos, papel-alumínio e filme plástico, além de lixeiras para material reciclável.

 

Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 14 Gavetas de cozinha itens essências para a organização do ambiente 16

Três opções: organizadores de talher em inox e gavetas altas – interna e externa – para despensa, com divisores.

 

gavetas de cozinha 1 gavetas de cozinha 2 gavetas de cozinha 31

Mais facilidades para a sua cozinha: gaveta alta com divisores para panela (à esq.), gaveta alta com porta-temperos (ao centro) e gaveta alta com lixeiras Separato, para lixo seco (à dir.)

 

> Gaveta Metálica Piatina (aramada) e Gaveta Metálica Flat (chapa dobrada)

Feitos em aço carbono e pintadas em epóxi pó na cor cinza, os dois modelos são ideias para gaveteiros maiores.

 

gavetas de cozinha 4 gavetas de cozinha 5

 

Leve e elegante, a Piatina é produzida em vergalhão retangular, com o fundo em vergalhão circular de pouco espaçamento; sendo ótima para ambientes de alta umidade, onde a ventilação é necessária. Aramados cromados, justamente por não resistirem a locais serranos ou litorâneos, não entram na Linha Átrio. O trilho usado é o telescópico com extração total, que recebe uma capa protetora. Há também a opção em “U” (à dir.), para ser encaixada abaixo da pia ou cuba.

 

gavetas de cozinha 6

 

Já a gaveta Flat é feita em chapa de aço carbono cortada a laser e dobrada. Extremamente elegante, funciona ainda como prateleira deslizante, se integrando a qualquer estilo de ambiente. Assim, é a única gaveta da linha que pode vir sem a frente. Se você quer deixar peças à mostra, como louças bonitas ou panelas coloridas, esse é o modelo ideal! Sua corrediça oculta, com soft closing, a deixa ainda mais nobre.

 

Então, encontrou as gavetas ideais para organizar seus espaços? Saiba que a Lider não para por aqui: mais modelos estão sendo estudados para serem lançados em 2018. Visite nossas lojas e conheça nossa linha para cozinhas.

 

 

 

Confira as novidades do nosso Editorial