Geometria no décor

27 JAN 2016
• Inspiração

Das aulas de geometria na escola, triângulos, círculos, retângulos, trapézios, losangos e outras formas voltam a invadir o décor, conferindo aos ambientes um toque futurista, sofisticado ou mesmo descolado, dependendo das escolhas e composições, já que vão bem com diversos estilos. Na verdade, há milhares de anos, desde a Idade da Pedra, os homens já desenhavam motivos geométricos em cavernas e utensílios. No início do século 20, as formas geométricas foram resgatadas e viraram a assinatura do estilo art déco e da escola Bauhaus, cada um à sua maneira.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook, no Twitter e Instagram.

Na decoração, as formas geométricas podem ser aplicadas em móveis, tapetes, tecidos, adornos, papéis de parede e acabamentos, dando profundidade e podendo, inclusive, mudar a percepção do formato do ambiente, já que a geometria é inerente ao próprio espaço. Se for apostar nessa estética, leve em consideração as dimensões e o posicionamento de portas, janelas e outros elementos. Para criar um visual impactante, invista em padrões listrados, formas arredondadas e linhas puras, sem muitos outros detalhes. Se a ideia for usar a geometria de maneira mais discreta, basta inseri-la em um tapete ou almofada, por exemplo. Selecionamos alguns ambientes das mostras Decora Lider 2015 pra você se inspirar!

decora bh

Os grandes pendentes circulares dão leveza ao espaço, marcado pela rigidez das linhas dos sofás e estantes, que servem de biombo e se destacam no Loft, de Ângela Roldão, na Decora Lider BH.

will decora bh

Ainda em BH, o Estar do Casal, assinado por Willemberg Lobato, abusa da geometria, usando poucas cores: observe o tapete, as colunas Idem (uma sobre a outra) e o buffet Inca. O marrom escuro e o branco conferem um ar sóbrio, cosmopolita e mais masculino ao ambiente.

Adega_01

Vale também brincar com a repetição de formas, como nesta estante-adega de Manuella Garcia e Gabriela Sue (MeG Arquitetura), na Morada da Família Tignaello para a Decora Lider Brasília.

roziane e patricia decora bh

O mesmo truque foi usado por Patricia Guerra e Roziane Faleiro, que replicaram as minicômodas Leg, no Home Cinema da Decora Lider BH. Cores marcantes, como o vermelho, ficam ótimas em ambientes contemporâneos.

Sala de almoço - Emmilia Cardoso 3

Misturar formas geométricas (hexágonos do tapete) com estampa (azulejos na parede e no teto) dá personalidade ao ambiente e funciona muito bem, desde que haja harmonia nas cores, como prova a Sala de Almoço, de Emmilia Cardoso, na Decora Lider Rio de Janeiro.

decora lider brasília

Usadas de modo discreto, as formas geométricas pontuam as almofadas no Flat Moderno, projetado por Túlio Gomes e Luiz Cruvinel, na Decora Lider Brasília. A disposição das fotografias emolduradas valorizam as obras e complementam essa estética.

 

Curtiram?

Confira as novidades do nosso Editorial