Home Offices: bibliotecas em casa

03 OUT 2014
• Inspiração

O grande dilema dos apaixonados por literatura é encontrar um lugar prático para guardar suas obras. Muitas dessas pessoas também procuram um espaço em suas casas, onde possam trabalhar com conforto, sem precisar se deslocar. Com essa demanda, os Home Offices estão cada vez mais presentes nas casas dos brasileiros.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook, no Twitter e Instagram.

São espaços para acomodar livros e materiais de trabalho, geralmente acompanhados por uma mesa de computador e uma poltrona de leitura. A arquiteta de interiores Celina Zappellini conta que, na falta de um cômodo específico para a Home Office, ela pode ser montada em qualquer outro espaço da casa, até mesmo na cozinha. “Uma estante em um canto, no corredor ou no quarto, fazendo lateral de cama. Uma mesa de centro no living com dois andares, você pode reservar o de baixo para revistas e livros, por exemplo”, explica.

biblioteca_1

Um móvel prático, que ajuda na criação do espaço, é a estante em módulos. Ela permite a expansão da biblioteca à medida que são adquiridos novos livros. Outra solução interessante é o uso espelhos no fundo das prateleiras, que produz um efeito de profundidade e auxilia na iluminação.

Esse é outro detalhe importante das bibliotecas caseiras. As paredes podem até receber tons escuros, contanto que haja uma boa iluminação. Para isso, a estante pode ter luz própria, com lâmpadas ao fundo. Já a iluminação principal do ambiente deve ser feita com luminárias frias, deixando as outras luminárias apenas como ilustrativas.

biblioteca_3

A arquiteta destaca que uma das principais características das Home Offices é o conforto. “Os sofás, poltronas e pufes devem conter tecidos com toque macio, para poder usufruir por mais tempo de uma leitura. Já o mobiliário, vale tudo, móveis modernos ou clássicos, o mais importante nesta hora é ter muito conforto”. A decoração do ambiente também segue essa linha. “Tudo junto e misturado: lacas, madeiras, inox, couro, mas com harmonia e proporção”, conclui.

Confira as novidades do nosso Editorial