Ilusão de ótica: crie efeitos com cores e tons na decoração

17 MAIO 2016
• Inspiração

A escolha das cores para o piso, as paredes e o teto de um ambiente, além de proporcionar diversas sensações, como excitação ou serenidade, pode criar efeitos óticos. Isso porque as cores têm o poder de criar profundidade, evidenciar volumes e se integrar ao meio externo, ampliando ou reduzindo as dimensões de um cômodo.

Por isso é tão importante decidir sobre a paleta, em que superfícies ela será aplicada e ainda levar em conta quem vai usar o espaço, os gostos dos moradores ou clientes e o que você deseja transmitir naquele local. Quanto ao clima, de modo geral, tons claros assentam em regiões quentes, pois não retêm calor. As mais escuras e saturadas, por trazer acolhimento, são ótimas para locais frios.

E para combinar as cores nas superfícies, móveis e adornos, harmonia e equilíbrio não podem ser esquecidos! Se pintar uma parede de vermelho, por exemplo, maneire nas demais. Fato é que na decoração há cada vez menos regras.

 

 

Fazendo a “mágica”

 

1.  Se você quer amplitude, a impressão de um espaço maior, invista em um piso escuro, em oposição às paredes e teto de cores claras. Também é uma ótima maneira de obter definição espacial.

1

 

 

2. Cores escuras em toda a superfície? Esse truque não é recomendado para espaços pequenos, mas em áreas maiores é ótimo para deixar o clima acolhedor.

2

 

 

3. Para alongar um cômodo, a saída é combinar paredes escuras com teto e piso claros, criando “linhas horizontais” que realçam o efeito.

3

 

4. Nuances claras no piso, parede de fundo e teto, junto a paredes laterais escuras, estreitam e aprofundam o ambiente, dando a sensação de um pé-direito mais alto.

4

 

 

5. Se a ideia for diminuir a profundidade, a dica é pintar apenas a parede de fundo com uma cor escura e deixar as outras com uma paleta suave.

5

 

 

6. Aqui o efeito é quase de uma caverna. Deixando o teto claro e todo o resto escuro, cria-se a impressão de que a luz vem de cima.

6

 

 

7. Quando quiser “rebaixar” o teto, opte por tons claros somente no piso e na parede de fundo. Vai dar a impressão de um túnel!

7

 

A influência emocional das cores

 

Preto: Sóbrio, o preto é associado a elegância, nobreza e sofisticação. Porém, merece atenção: se usado com predominância no ambiente pode pesar no visual. É perfeito para um espaço com pé-direito alto.

ROSANA RAMPAZZO E MARCELA PRETTI 1

Living e jardim do jovem casal de Rosana Rampazzo e Marcela Pretti para a Decora Lider Vitória 2016.

 

Vermelho: Energético e vibrante, também deve ser usado com moderação, pois tem grande poder sobre o estado de ânimo, causando excitação, irritabilidade e agressividade. Aplicado na medida certa, sugere força, virilidade e dinamismo.

Espaço Home Theater - Lucio Nocito 2 - Rio 2015

Espaço Home Theater  de Lucio Nocito para Decora Lider Rio 2015.

 

Laranja: Uma cor quente, estimulante, acolhedora e que contagia o ambiente de alto astral. Sua alegria remete à infância, brincadeiras e sabores agradáveis. Usada em copas e cozinhas, estimula o apetite. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.

Bloco Arquitetura - Brasília 2015

Vitrine Paralelo Concreto de Bloco Arquitetos para a Decora Lider Brasília 2015.

 

Amarelo: Instigando a ação, o encorajamento, a realização e a criatividade, o amarelo também ajuda a esquentar e iluminar áreas escuras e/ou frias. Muito vibrante, pode incomodar em grandes superfícies.

_JBF3621

Sala multiuso de Rafael Simonazzi e Ramiro Simonazzi para a Decora Lider Vitória 2015.

 

Verde: Por causar a impressão de distância e leveza, o verde, sobretudo em tons claros, tem efeito calmante. Muito associado à natureza, dá vida ao espaço e sugere frescor, harmonia, equilíbrio e tranquilidade.

Lya Magalhaes - Rio 2016Quarto de casal de Lya Magalhães para a Decora Lider Rio 2016.

 

Azul: Proporcionando sensações próximas às do verde, o azul lembra o céu e o mar, o que transmite paz e acalma. Porém, aplicada em excesso, pode tornar o espaço frio e vazio. Aliado ao branco, aumenta a percepção de limpeza e frescor.

RITA GARAJAU

Varanda de Rita Garajau para a Decora Lider Vitória 2016.

 

Violeta: Sua aplicação em áreas extensas é mais fácil em tons claros, como o lilás, que acalma e conforta. Gamas mais escuras, como o roxo, aludem a mistério e intuição.

Ana Maria Diniz e Zilda Santiago - BH 2015

Estar Social de Zilda Santiago e Anamaria Diniz.

 

Rosa: A cor que melhor representa o feminino e o romântico apresenta diversos tons e nuances. O Rose Quartzo, eleito uma das cores de 2016 pela Pantone Institute, traz bem-estar, calma, delicadeza e leveza aos ambientes.

Laje arquiteura e Interiores 2- Salvador 2016

Sala de Jantar Darcy de Laje Arquitetura e Interiores para a Decora Lider Salvador 2016.

 

Branco: Expressivo, estimula os sentidos e dá a sensação de paz. Se usado em demasia, pode criar um efeito cansativo e monótono. É a cor mais comum para criar efeitos de amplitude, limpeza e pureza.

_JBF4410

Espaço Identidade do estúdio Nada se Leva e Raquel Nogueira para a Decora Lider Salvador 2016.

Confira as novidades do nosso Editorial