Inspire-se: Mondrian e o Movimento De Stijl

02 FEV 2016
• Inspiração

Programa imperdível para quem mora na capital paulista ou pretende visitar a cidade é a exposição “Mondrian e o Movimento De Stijl”, que fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, até o dia 4 de abril. A mostra traça um panorama do movimento de vanguarda moderna holandesa, De Stijl (“O Estilo”), fundado em 1917 e que tem como ícone o pintor Piet Mondrian (1872-1944). São cerca de 60 obras, entre pinturas, desenhos de arquitetura, mobiliário e fotografias, que exploram um tipo de “arte total”, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas, como esses artistas imaginavam o futuro.

01 inspire-se

02 inspire-se

Foi justamente essa a fase – marcada por telas de estrutura matemática cortada por linhas verticais e horizontais pretas, formando quadrados e retângulos, preenchidos em vermelho, azul e amarelo – a mais famosa de Mondrian. Porém, sua arte foi ironizada por muitos críticos pelo visual simplista. Fato é que sua estética, defendida por ele com o argumento “A beleza está nos olhos de quem vê”, impactou o mundo e continua a influenciar a arte, a moda, o design, a publicidade e até a gastronomia.

03 inspire-se

04 inspire-se

05 inspire-se

Ainda hoje, a obra de Mondrian é refletida em roupas (caso da icônica coleção assinada por Yves Saint Laurent, em 1965), sapatos, acessórios, móveis, campanhas, projetos de interiores e por aí vai.

Mondrian_11

Gostou da ideia e quer dar um toque de Mondrian no décor da sua casa? Selecionamos alguns ambientes, que usam o tema em traduções literais ou detalhes sutis, para você se inspirar já.

Mondrian_141

Mondrian_17

06 inspire-se

Assinado pelo crítico e arquiteto Joseph Giovannini, este apartamento em Nova York foi inspirado pela obra “Broadway Boogie-Woogie”, de Mondrian. A tela, que fica exposta no MoMa, nasceu do fascínio do holandês pela arquitetura da Big Apple e pelo jazz americano, particularmente o boogie-woogie.

 

SERVIÇO:

“Mondrian e o Movimento De Stijl”

De 25.01.2016 a 04.04.2016

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 s Centro

São Paulo (SP) s 11 3113-3651

ccbbsp@bb.com.br

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Confira as novidades do nosso Editorial