Jardins de inverno: sintonia com a natureza e décor marcante

12 JUL 2022
• Inspiração

Muito popular nas listas de desejos para se ter em casa, os jardins de inverno, conhecidos também como jardins internos, são elementos elegantes e acolhedores para uma decoração marcante. Responsáveis por uma atmosfera hipnotizante e convidativa, geralmente se localizam mais próximos da área social. Mas nada impede que estejam presentes em halls, banheiros e até mesmo em vãos abaixo das escadas.

 

É interessante pontuar que os jardins internos surgiram em países onde a baixa temperatura é um empecilho para o cultivo de algumas espécies em áreas externas. No Brasil, se tornou muito popular principalmente para as pessoas que residem em apartamentos muito compactos e querem ter um espaço natural em casa.

 

Além de deixar a casa mais verde e bonita, escolher um jardim de inverno em um país quente como o Brasil também é uma forma de purificar e renovar o espaço. Nesse post, separamos alguns exemplos de jardins de inverno para você se inspirar.

 

Jardim de inverno vertical

O jardim vertical é famoso no paisagismo e na decoração e se popularizou com a tendência de trazer o verde para dentro de casa. É uma ótima opção tanto em paredes externas quanto internas, de prédios, casas e áreas públicas.

 

A escolha das plantas para um jardim de inverno vertical deve ser dada de acordo com as espécies disponíveis em cada região, já que assim elas se adaptam melhor às condições, podendo crescer e desenvolver de forma plena. É importante selecionar plantas que possuam raízes suaves, já que o espaço de crescimento é pequeno. Vale lembrar que elas devem ser epífitas, ou seja, que vivem sobre demais espécies sem o parasitismo. As rupícolas, plantas que vivem em paredes, muros ou rochas são muito resistentes e uma ótima escolha para o seu cantinho.

 

A samambaia, a orquídea e a margarida são uma boa seleção de espécies para seu jardim interno.

No ambiente de Jean de Just para a CASACOR Rio 2021, um jardim vertical composto por samambaias foi instalado em uma das paredes.

 

Jardim de inverno para espaços pequenos

Em meio à proliferação de ambientes compactos, os jardins também se adaptaram a essa nova realidade. Embaixo da escada ou na cozinha? Na sala? No quarto? São várias as opções para preencher um espaço inutilizado com um pouco mais de verde.

 

Em relação à manutenção, seu custo consiste em pequenas podas, na rega das plantas e na aplicação do substrato correto. Caso tenha planos de inserir sistemas de irrigação, o custo pode ser maior, por isso é importante analisar o valor de investimento ao planejar esses jardins.

 

Sua criação traz inúmeras vantagens. Manter a umidade e o controle da temperatura são algumas delas, já que as plantas podem reter água em suas raízes e dessa forma auxiliar no clima interno da casa. Também criam uma barreira acústica natural e melhoram a qualidade do ar.

Um canto da sala se transformou em um espaço verde pelas mãos do escritório Andrade Medeiros.

 

Jardins de inverno para espaços amplos

As vantagens de um jardim de inverno em espaços grandes perpassam pela qualidade de iluminação da casa, principalmente se for construído em um anexo com ligação à área externa, seja ela feita a partir da cobertura ou de paredes envidraçadas. Com a valorização da iluminação natural, fica muito mais fácil aproveitar os momentos de descanso e curtir a natureza.

Na Casa Migrante de João Pannagio, a árvore presente na sala de jantar cria um convidativo jardim interno.

 

Na “Casa do tenista” de Cris Locatelli para a CASACOR Espírito Santo, a entrada de iluminação natural é um dos destaques.

 

Pronto para ter um jardim em casa? Conta pra gente nos comentários!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial