laca fosca ou brilhante

Dicas

Laca fosca ou brilhante: qual escolher?

13 ABR 2018

A laca tem se tornado um dos acabamentos preferidos quando o assunto é decoração com móveis de madeira. Isso porque sua tecnologia permite o uso de várias cores, o que é uma ótima opção para quem gosta de ambientes mais coloridos. Além das cores diversas, é possível escolher também uma laca fosca ou brilhante. Mas qual dos dois acabamentos é melhor para a sua casa?

O que é a laca?

A laca é um acabamento que pode ser aplicado em qualquer tipo de madeira, desde que esta seja lixada corretamente. No entanto, ela geralmente é aplicada sobre o MDF, painel formado por fibras misturadas e prensadas em resinas, o que garante uma superfície homogênea, capaz de recebê-la com mais eficácia.

Liso, durável e uniforme, o acabamento em laca costuma ser mais frágil se comparado à madeira. Por isso, é aconselhável que seu uso fique restrito a peças secundárias, como um criado-mudo, aparador e cômoda, por exemplo. Não é aconselhável que uma cozinha, por exemplo, receba uma bancada em laca.

Qual a melhor, laca fosca ou brilhante?

Tudo depende do ambiente que você quer decorar. A laca brilhante costuma ser de fácil limpeza e visualmente chama mais atenção. No entanto, pelo fato de ser mais frágil e mais passível de ser riscada, é aconselhável que os móveis com acabamento brilhante não fiquem em áreas de uso intenso, como cozinhas ou quartos infantis, por exemplo. Selecionamos alguns ambientes com móveis com os dois tipos de acabamentos para você se inspirar e entender melhor sua aplicação. Confira a seguir.

laca fosca ou brilhante

Nessa sala projetada por Carmem Calixto, a estante Cobogó recebeu um acabamento em laca fosca verde água. O tom suave realça seu design e os objetos que os nichos recebem.

laca fosca ou brilhante

No quarto projetado por Márcia Menezes temos a cômoda Bombê ao fundo, à esquerda, com acabamento em laca brilhante em um rosa pastel. No pé da cama, o baú recebe acabamento em laca fosca na cor branca. A combinação de lacas foscas e brilhantes em um só ambiente é uma ótima estratégia de décor, já que confere equilíbrio de texturas ao espaço.

laca fosca ou brilhante

No home da óbvio Arquitetura, o painel da TV recebe acabamento em laca brilhante em um cinza bem claro. Cores claras recebem bem o acabamento, já que o brilho é responsável por conferir um fator surpresa ao visual.

laca fosca ou brilhante

Cabeceiras também podem receber acabamento em laca. Nessa suíte, Adriana Dib optou por um acabamento em laca brilhante na cabeceira.

laca fosca ou brilhante

Mesas laterais são peças que recebem bem o acabamento em laca. Na foto, mesas Mari com acabamento em laca fosca azul.

laca fosca ou brilhante

O carrinho Aio recebe acabamento em laca fosca nesta sala da Laje Arquitetura e Interiores.

E então, laca fosca ou brilhante? Visite uma de nossas lojas e veja todas as opções de cores que temos disponíveis!