Dica de decoração

Laca: tudo que você sempre quis saber

28 OUT 2016

Surgida em meados da década de 1970, com a ideia de injetar vida e cores nos ambientes, a laca ainda hoje é um dos acabamentos mais utilizados em móveis de madeira. Normalmente associada à sofisticação, seja na versão brilhante ou fosca, a laca é marcada pela versatilidade.  Com uma infinidade de tons, criados a partir de cores primárias, e estilos de móveis em que pode ser aplicada, a laca se destaca em qualquer ambiente.

 

Laca tudo que você sempre quis saber 5

Puro requinte o Living e Estar de Juliana Vasconcellos (Vasconcellos Studio), na Decora Lider BH. A arquiteta e designer criou um ambiente urbano, priorizando peças contemporâneas. Destaque para a mesa de jantar Sense e a grande estante, ambas em laca preta.

 

Na maioria das vezes, a aplicação da laca é feita sobre o MDF. Uma pistola de pintura com efeito de base, chamada primer, é utilizada logo após a lixação, para deixar a superfície lisa e com os poros vedados. Só depois é aplicada a laca. Na Lider Interiores, as lacas são italianas. Elas possuem uma ótima elasticidade e cobertura dos produtos. O resultado é um acabamento liso, uniforme e sem manchas. Porém, nem todos os móveis permitem receber a laca. Alguns produtos, devido à sua construção, podem ter o laqueamento prejudicado, perdendo qualidade.

 

Laca tudo que você sempre quis saber 3

Mais uma vez provando sua versatilidade, a laca aqui aparece na cozinha, aplicada nos nichos Hexa, no ambiente de Luis Trentino para a Decora Lider Ribeirão Preto. Misturados a outros acabamentos, como espelho e madeira na parede, os nichos ficaram uma graça!

 

A laca é um acabamento que requer mais cuidado, dada sua fragilidade, se comparada aos padrões de madeira. Na laca, são mais comuns as batidas nas quinas e os arranhões nos tampos. Por isso, ela é bem-vinda em produtos pontuais da sua casa, que não tenham tanto contato de uso. Os móveis mais adequados seriam mesas de complementos, cômodas e molduras de espelho, por exemplo.

 

Laca tudo que você sempre quis saber 4

A arquiteta Carla Napolião escolheu a laca branca para a moldura do espelho no Quarto de Casal da Decora Lider Rio. Uma opção neutra, que vai bem em diversos estilos de décor.

 

Nas linhas de sala de jantar, escrivaninhas, aparadores e mesas de escritório, o vidro pintado no tampo é um ótimo recurso para proteger a peça e melhorar sua funcionalidade no dia a dia. Derramou vinho na mesa? Se ela tiver um vidro, fique tranquilo que a bebida não vai manchar a laca.

 

Laca tudo que você sempre quis saber 1

A mesa do Escritório, espaço assinado por Lucy e Mirella Prado para a Decora Lider Campinas, recebeu tampo de vidro: mais praticidade e segurança para o acabamento laqueado.

 

FOSCA OU BRILHANTE?

Na hora de decidir entre a laca fosca e a laca brilhante, tenha em mente que a primeira se caracteriza pela ausência total de brilho, tendo um toque acetinado e maior resistência. Assim, é indicada para produtos de maior uso e contato, como escrivaninha, cadeira, tampo de mesa de jantar, etc. Já a laca brilhante atinge mais de 90% de brilho e seu processo industrial inclui uma etapa a mais: um polimento similar ao processo automotivo. Isso gera um custo mais elevado e restringe sua aplicação em alguns produtos, pois a politriz, ferramenta usada nesse método, trabalha somente em planos retos.

 

Laca tudo que você sempre quis saber 2

Sofisticação com toques clássicos marcam a Sala de Almoço e Estar, na Decora Lider Ribeirão Preto. Roberta Alonso e Mariana Oliveira fizeram uma combinação de mesas de centro Arezzo, em laca branca brilhante, criando um visual inusitado e, ainda assim, neutro.

 

CORES DE LACA: OPÇÕES NÃO FALTAM

 Se por um tempo esse acabamento andou esquecido, a ampliação de sua paleta de cores e a maior liberdade de criação na decoração contemporânea o fizeram voltar ao topo. A Lider Interiores dispõe de um extenso catálogo de lacas brilhantes e foscas, oferecendo em torno de 220 tonalidades. Essa cartela não é aplicada aleatoriamente: um estudo é feito pelos designers, levando em conta o estilo e a estrutura de cada peça.

 

Laca tudo que você sempre quis saber 7

Brincar com as cores em peças decorativas está com tudo! Na Suíte do Jovem Casal, ambiente da arquiteta e designer de interiores Patrícia Santiso para a Decora Lider Campinas, a cômoda laqueada em turquesa deu um charme retrô ao espaço. As cores vibrantes trazem essa pegada, principalmente na versão brilhante, já que lembram geladeiras e carros antigos.

 

Laca tudo que você sempre quis saber 6

Sabia que os tons nude e terrosos estão em alta? Aposte nessa tendência, como fez a arquiteta Johanna Anastasia, em sua Sala de Jantar para a Decora Lider BH. O aparador Cross, em tom nude, fez um contraste incrível com a cor da parede.

 

Laca tudo que você sempre quis saber Mariana Vaz-Quarto da menina - Rio 2014

Mesmo colorida, a laca é um acabamento que compõe muito bem com diversos outros. Nesta estante Multifunzione, módulos em branco e amarelo foram combinados à madeira. O resultado é alegre e descolado, como no Quarto da menina, de Mariana Vaz para a Decora Lider Rio 2014.

 

Quer mais motivos para optar por um móvel laqueado? Visite uma das lojas Lider Interiores e confira de perto a beleza e a qualidade desse acabamento.