Lustre ou pendente: como usá-los na decoração

22 SET 2018
• Dicas

Quem não abre mão de um ambiente sofisticado e elegante sabe que um projeto luminotécnico faz toda a diferença na decoração, podendo inclusive virar o protagonista da cena. Portanto, para começar com pé-direito no quesito iluminação é preciso saber aplicar corretamente lustres e pendentes. A diferença entre eles é simples; o lustre geralmente possui diversas ramificações com lâmpadas, enquanto um pendente possui apenas uma.

Na hora de escolher qual deles irá usar no décor, é importante pensar qual é o tipo de iluminação desejada. Se você prefere algo mais pontual, o pendente é a melhor opção. Se você precisa de uma iluminação mais esparsa, fique com o lustre. A seguir, confira os exemplos de iluminação usados pelos profissionais da Decora Lider BH 2018.

lustre ou pendente

A arquiteta Ana Lívia Werdine apostou em um lustre com várias ramificações para iluminar a área de degustação do seu estar com adega. Para deixar a iluminação mais pontual, a arquiteta optou por um abajur ao lado do sofá.

lustre ou pendente

Na cozinha do espaço identidade, vários pendentes foram arrematados para se transformar em um lustre. A estratégia, muito criativa, serve tanto para conferir uma iluminação mais difusa quanto pontual.

lustre ou pendente

Outra forma de garantir uma iluminação pontual e difusa simultaneamente é instalar três pendentes de forma linear. Manuela Senna optou por esse tipo de iluminação para o criado da cama de seu quarto de casal.

lustre ou pendente

No seu estar e jantar, Lais Albergaria escolheu posicionar dois lustres sobre a mesa de jantar. A tática é ótima para ambientes integrados e amplos, que necessitam de vários tipos de iluminação.

lustre ou pendente

Quer que seus pendentes desempenhem papel de protagonistas do décor? Escolha um modelo que complemente a cartela de cores do ambiente e tenha um design e acabamento diferenciados, como fizeram Mariana Borges e Thaysa Godoy em seu quarto de moça.

lustre ou pendente

Uma luminária de chão também pode exercer o papel de um pendente. No seu estar com TV, Marina Rizzotti Giovanardi escolheu o modelo para garantir o ponto de luz sobre o sofá. A escolha, além de muito estilosa, também respira praticidade.

Você sabia que a Lider possui vários tipos de luminárias? Visite uma de nossas lojas para escolher a sua!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial