Madeira certificada: sustentabilidade e garantia de qualidade para o seu mobiliário

03 FEV 2012
• Mundo Lider

Quando compramos um móvel nem sempre pensamos em como ele foi feito. No que diz respeito à madeira então, na maioria das vezes sequer fazemos ideia de sua procedência, um fator que, por sinal, diz muito – ou quase tudo – sobre a qualidade do produto que adquirimos.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook e Twitter.

 

De acordo com o gerente Industrial da Lider Interiores, Hales da Fonseca, uma das coisas mais importantes na hora de comprar um mobiliário de madeira é observar se a matéria-prima é certificada. “A certificação é a garantia que o material usado para a produção do móvel foi retirada da floresta sob a forma de manejo sustentável. É também uma garantia para o consumidor e para o fabricante que o produto que está sendo comercializado foi produzido com alto valor agregado e com a certeza de não ter agredido o meio ambiente e nem afetado as pessoas que trabalham e usam dos recursos naturais para sua subsistência”, explica.

Hales lembra que todo esse processo traz uma série de benefícios, tanto para o consumidor, que adquire um ótimo produto, quanto para a empresa que, ao arcar com um custo um pouco mais alto e seguir todos os critérios para conseguir a certificação, colabora para a preservação do planeta.

 

No entanto, o gerente alerta que não existe um selo no móvel para comprovar a categoria da madeira: “O consumidor tem que procurar um fornecedor de confiança, preocupado com praticas sustentáveis nas suas operações em geral. A empresa que tem ações de sustentabilidade em um aspecto terá também com a sua matéria prima”, conclui.

Confira as novidades do nosso Editorial