Mesa lateral ou mesa de canto, item que não pode faltar na sua decoração

17 OUT 2016
• Dica de decoração

Móvel que está em alta há algum tempo no design de interiores e que, com certeza, veio para ficar é a mesa lateral ou mesa de canto. Sobretudo por sua versatilidade, esse item não perde a força. Dada a infinidade de modelos, cores e acabamentos disponíveis no mercado, fica fácil encontrar uma peça que se encaixe no seu estilo de ambientação. Tamanho também não é problema, já que encontramos desde versões amplas até super delicadas e estreitas. Se você tem um cantinho esquecido, onde não cabe um móvel maior, ou está precisando de apoio em um ambiente, inspire-se aqui!

 

Mistura de acabamentos

Mesa lateral ou mesa de canto, item que não pode faltar na sua decoração 4

As mesinhas têm mil e uma utilidades. À esquerda, as mesas laterais Eixo (criadas pelo estudio Nada se Leva) acompanham outra do mesmo modelo, mas na versão de centro, mais larga e baixa, apoiando adornos. À direita, encaixada na cama que assumi o papel de uma grande chaise neste loft, da BEP Arquitetos, para a Decora Lider Brasília, a mesa Vegas pode apoiar livros, revistas e até pequenas refeições. Observe que, se mantida a harmonia de cores (quase todas são neutras), dá para misturar mesinhas de diversos acabamentos: bases metalizada e preta, tampos de mármore e ebanizado.

 

Salvando os pequenos ambientes

Mesa lateral ou mesa de canto, item que não pode faltar na sua decoração 5

Em ambientes menores, a mesinha lateral é um verdadeiro curinga. Ela pode, inclusive, substituir a mesa de centro, criando mais espaço de apoio e armazenamento. Nesse caso, a versão redonda é a mais indicada para não atrapalhar a circulação. O charme extra fica por conta da composição com três modelos diferentes, porém todos de tons azulados. Repare que piso, parede, sofá e outros elementos aparecem em tons neutros, neste ambientes de Roberta Lopes para a Decora Lider Belo Horizonte.

 

Jogando com os formatos

Mesa lateral ou mesa de canto, item que não pode faltar na sua decoração 3

O Living de Aline Cangussú, para a Decora Lider Salvador, é retangular, com mobiliário, tapete e quadros de linhas retas têm no trio de mesas laterais Mari um belo contraponto. O peso também é equilibrado: enquanto os móveis são robustos, as mesinhas assinadas pela Lattoog são leves e vazadas.

 

Mesa de aproximação

Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães Mesa lateral ou mesa de canto, item que não pode faltar na sua decoração

Mesinhas encaixadas no sofá ou mesmo na mesa de centro estão com tudo! Servem tanto para espaços menores, quanto para maiores, onde a mesa lateral às vezes fica mais distante. Além de serem um detalhe super charmoso, com elas você vai ter tudo à mão: controle remoto, bebida ou aquela pipoquinha na hora de ver um filme. Não à toa, as mesas de encaixe são a cara de ambientes como living e home. Neste ambiente de Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães para a Decora Lider Salvador 2015, as mesinhas Havana, em madeira, foram a escolha perfeita: lindas e neutras, não brigam com os tons de berinjela do décor.

 

Mesa lateral ou mesa de canto, item que não pode faltar na sua decoração 2

Nem uma sala de banho ou espaço zen escapa das mesinhas. Afinal, espaços minimalistas também pedem complementos como a dupla de mesas laterais Pallina. Mesmo diminutas, elas podem receber outros itens de decoração, como vasos, velas e luminárias. Neste ambiente de Sérgio Palmeira para a Decora Lider Vitória elas compõe com o puff Back.

 

Mesa lateral canguru Mesa lateral ou mesa de canto, item que não pode faltar na sua decoração

A mesinha lateral também pode ser extremamente funcional, como a Canguru, desenhada por Isabela Vecci. A proposta da bolsa de recouro acoplada à estrutura da peça é guardar diversos objetos: revistas, livros, controles remotos ou o que você precisar no dia a dia. É a praticidade aliada ao design de encher os olhos!

 

Rústicas e exclusivas

Mesa lateral ou mesa de canto, item que não pode faltar na sua decoração 1

Varandas também merecem uma mesinha de canto. Seja para apoiar copos na hora de receber ou uma plantinha para alegrar ou seu livro preferido. Aqui, a rusticidade das mesas Tris tem tudo a ver com a personalidade do espaço. O diferencial desse modelo é que cada peça é única, já que os veios, rajas e bordas da madeira natural nunca serão idênticos. Elementos mais orgânicos e naturais, como os móveis de fibra, além de tons esverdeados e terrosos, complementam o décor de Fernando Consoni para a Decora Lider Campinas 2015.

 

Balanceando cores

Mesa lateral ou mesa de canto, item que não pode faltar na sua decoração 6

Mais uma dica: se o ambiente já tiver cores vibrantes ou estampa, como este loft de Ana Valéria Valle e Vanessa Von Glehn para a Decora Lider Brasília 2015, aposte em uma composição de nuances escuras e neutras. Aqui, a composição da mesa lateral Pisa, à esquerda, com três mesinhas Gala, faz uma brincadeira com diferentes alturas.

Confira as novidades do nosso Editorial