Mesa redonda ou quadrada: qual a melhor opção para seu espaço?

31 MAIO 2017
• Dica de decoração

Em um lar, os melhores momentos do dia a dia ou aqueles especiais, de celebração, acontecem em torno da mesa, seja na sala de jantar, estar ou cozinha. Como é o centro de tudo, a mesa merece atenção não só na escolha do design, tamanho, cor e acabamento, mas no formato. Redonda ou quadrada, cada uma tem seus prós e contras.

O posicionamento também é superimportante para assegurar conforto e funcionalidade do layout. Se você está em dúvida entre escolher uma mesa redonda ou quadrada, veja a seguir as dicas que separamos para você eleger a mesa ideal para a sua casa!

 mesa redonda ou quadrada

Redonda e espaçosa

Na Decora Lider Salvador 2016, a Sala de Jantar Darcy, obra do escritório Laje Arquitetura e Interiores, ganhou uma mesa redonda, que suaviza o ambiente de linhas retas e promove a fluidez da conversa.

Sua falta de quinas e seu pé centralizado a tornam flexível para acomodar mais pessoas. Só não exagere no tamanho: uma mesa redonda muito grande dificulta a comunicação dos comensais.

Encostada na parede

mesa redonda ou quadrada

Ótima solução para quem não tem muito espaço é encostar a mesa quadrada na parede ou em um buffet estreito, como fez Roberta Lopes no Living da Decora Lider BH 2016.

A dica para dar a sensação de amplitude é colocar um espelho na mesma parede.

“Buquê” de mesas

decoracao-sala-buque-de-mesas

Criar uma composição com diversas mesas de centro ou laterais — truque que vale para as redondas e quadradas — fica uma graça. Na Decora Lider BH 2016, André Bastos, Guilherme Leite Ribeiro e Raquel Nogueira usaram esse recurso no Espaço Identidade.

Além de versáteis e modernas, as mesas redondas são mais seguras para casas com crianças pequenas ou idosos, já que as quinas podem machucá-los.

Pequena e eficiente

mesa redonda ou quadrada

No Loft da Decora Lider Brasília 2016, o escritório BEP Arquitetos escolheu uma mesa redonda e pequena, bem proporcional ao espaço. Já que não tem cantos, o formato permite uma melhor circulação em ambientes diminutos.

Ah! Lembre-se que o ideal é manter uma distância mínima de 70 cm entre as cadeiras e a parede ou outro móvel.

Ampliando a mesa

mesa redonda ou quadrada

Na Decora Lider Rio 2016, Glória Copello gerou mais espaço à mesa da Sala de Jantar com Adega, de forma leve, inserindo um aparador de vidro numa das cabeceiras. De novo, o truque de encostá-la na parede espelhada prova sua eficiência. Amplitude imediata!

mesa redonda ou quadrada

Já na Sala de Jantar da Decora Lider Vitória 2016, Aline Wanick e Mara Delpupo criaram uma ampla mesa retangular, juntando duas quadradas do mesmo modelo. Perfeita para um grande família! Além de permitir dois lugares em cada cabeceira e acomodar muitas travessas, utensílios e pratos, a ideia é ótima para o transporte, pois um único móvel nessa dimensão poderia não passar pelas portas ou até exigir içamento.

Layout otimizado

mesa-redonda-mesa-quadrada-decoracao

O foco é na mesa de jantar, que está lá no fundo, mas o ângulo é proposital. O Estar e Jantar Contemporâneo, obra do escritório Situar Projetos para a Decora Lider BH 2016, é um ambiente integrado, de largura estreita, porém extenso no comprimento. A escolha pela mesa quadrada é perfeita para “quebrar” essa linha contínua, dando mais dinamismo ao ambiente.

Viu como tanto o modelo de mesa redonda ou quadrada pode atender perfeitamente a sua necessidade? Basta achar o design que mais combina com você e o seu espaço. Curtiu as nossas dicas? Comente com a gente!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 2

Confira as novidades do nosso Editorial