Mestres do Brasil: Cadeira Dora e Sofá 50 por Bruno Faucz

27 SET 2018
• Mestres do Brasil

Para você conhecer melhor as peças da coleção “Mestres do Brasil”, apresentamos uma série de posts que contam um pouco a história e as fontes de inspiração de cada designer. Para começar, mostramos o trabalho do designer catarinense Bruno Faucz.

 

Sofá 50Sofá 50A influência de Bernardo Figueiredo na história do design brasileiro guiou Bruno Faucz na criação da cadeira Dora. O nome é em memória à avó do designer catarinense, que procurou levar sua identidade para o desenho da peça. Basicamente feita de madeira e tecido, com detalhes em latão, a cadeira Dora se inspira nas linhas e formas de Figueiredo, que teve seu auge nos anos 1960.

Sofá 50Sofá 50

Sofá 50

Elementos modernistas dos anos 1950 – linhas retas, sem excessos e uma pequena mescla de materiais (estrutura de madeira, estofado com tecido e metal nos pés) – foram o ponto de partida desse sofá. Após esboçar algumas alternativas, o traço final de Bruno Faucz resultou num sofá com grande volume de almofadas, perfeito para um bom momento de descanso. A ideia inspirada no conceito das formas de Figueiredo busca a mesma sensação de conforto de um produto em que a madeira é predominante.

Bernardo Figueiredo

O arquiteto carioca viu no design de móveis uma extensão de sua profissão. Segundo a professora de história do design Ethel Leon, Bernardo trabalhou com Sergio Rodrigues, um dos designers mais importantes da história moderna brasileira, no começo da década de 1960. “Seus móveis foram incorporados como de tantos arquitetos e designers do período ao Palácio do Itamaraty, em Brasília”. Entre as suas criações mais famosas estão a cadeira Bahia. Feita de madeira maciça de jacarandá, ela está presente no salão de banquetes do palácio. À frente do escritório Arquitetura Espacial, Bernardo Figueiredo, além dos projetos arquitetônicos, foi responsável pela criação de cerca de 80 peças. O arquiteto e designer de móveis faleceu em 24 de maio de 2012.

Quer conferir a cadeira Dora e o sofá 50 ao vivo? Visite uma de nossas lojas!

Confira as novidades do nosso Editorial