Mestres do Brasil: Painel Enredo por Ana Vaz

05 NOV 2018
• Mestres do Brasil

A linguagem orgânica da designer Ana Vaz, norteada por técnicas como o crochê e o tricô manual, sorveu um pouco da geometria característica da rica e extensa obra de Burle Marx, tanto nas artes plásticas quanto no paisagismo. Configurada a partir de uma malha em fio de cobre tramada com paetês artesanais, a forma tridimensional se apoia em estrutura vazada de madeira e metal (podendo ser produzida somente em um desses materiais). A intenção foi construir um elemento escultórico inspirado no universo formal e cromático dos temas naturais próprios das criações do mestre. Mesmo pensada sem o compromisso de ter uma função, a peça é capaz de contribuir para a demarcação de ambientes internos, assumindo o papel de “parede móvel” ou biombo, e até ser recriada em tamanhos diferentes para uma melhor adequação ao espaço.

Painel Enredo

Partindo das composições abstratas experimentadas por Burle Marx em seus trabalhos de superfície, sejam eles mosaicos ou pinturas, a designer Ana Vaz criou o painel Enredo, com técnicas e materiais de seu próprio repertório. Embora o exercício tenha nascido de uma intenção de bidimensionalidade, o material tramado em corda de algodão com pintura manual acaba por revelar formas que se insinuam para a terceira dimensão. A peça se apoia em estrutura vazada de madeira e metal, podendo ser produzida somente em um desses materiais.

painel Enredo

Burle Marx

Popularmente conhecido pelos seus jardins que reinaram durante a época áurea do Modernismo, Burle Marx foi também artista plástico. Entre suas obras destacam-se o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo e a Praça Euclides da Cunha, em Recife. Seus projetos paisagísticos e suas obras de arte receberam influência da arte abstrata, concretismo e construtivismo.

painel Enredo

Confira as novidades do nosso Editorial