Poltrona Branca

Mestres do Brasil

Mestres do Brasil: Poltrona Branca por Nada Se Leva

28 SET 2018

André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro rendem homenagem aos irmãos Ernesto e Carlo Hauner, italianos radicados no Brasil, ao criar a poltrona Branca, móvel que fala um pouco de cada designer, já que eles também tiveram carreiras independentes. O tubo de madeira que forma a estrutura da peça faz referência a Ernesto, que tinha amor por esse material; já o detalhe no encosto reflete Carlo, que, junto com o austríaco Martin Eisler, elaborava poltronas com “asas” ou “orelhas”. O extremo conforto é garantido por percintas, espuma com pouca densidade, manta e couro ou tecido solto, dando um toque macio. O resultado é uma poltrona despojada, ideal para ambientes de estar ou quartos, mas que não se fixa no historicismo, apresentando uma visualidade contemporânea.

Poltrona Branca

Ernesto e Carlo Hauner

Diversidade marca a produção dos irmãos Carlo e Ernesto Hauner, segundo a professora de história do design Ethel Leon, em seu texto “Quando os móveis brasileiros entraram na modernidade”. “Da Artesanal passando pela Forma e Mobilinea, houve o tempo todo um esforço de atualização para as condições brasileiras, para os novos gostos do público, sem perder a perspectiva da qualidade e do emprego da madeira como matéria-prima essencial”.

A conexão do design brasileiro com o mercado internacional foi provada com a vinda ao Brasil da Knoll International, fruto da parceria entre Ernesto Hauner e Martin Eisler, por meio da loja Forma, no início da década de 1950. Anteriormente, a dupla chegou também a se associar a Sergio Rodrigues para a abertura da loja Artesanal. A empreitada não deu certo, e a loja vendeu apenas dois sofás em seis meses.

Em 1972, Ernesto ganha o 1° lugar em Desenho Industrial na Bienal Internacional do Rio de Janeiro. A peça premiada foi uma cadeira de estrutura em aço cromado e assento em fibra de vidro, um fato inédito para a época, que começava a sentir a falta do jacarandá, matéria-prima que começava a se extinguir devido ao seu uso em larga escala pelo mercado.

Poltrona Branca

Quer conferir a poltrona Branca ao vivo? Visite uma de nossas lojas!