Milão: reduto das tendências

06 MAIO 2013
• Mundo Lider

Entre os dias 8 e 14 de abril, a cidade de Milão, na Itália, recebeu mais uma edição do Salão Internacional do Móvel de Milão, o I Saloni, uma das principais feiras voltadas para o mundo de móveis e decoração. Durante os 11 dias da mostra, mais de 2.500 profissionais do setor, vindos de várias partes do planeta, apresentaram as novidades para o mercado moveleiro.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook e Twitter.

Inspiração no futuro
Nuvola di luce - photo by Andrea Mariani
Sob o tema “Em Milão: O Mundo Que Habitaremos”, a 52ª I Saloni mostrou muita inovação em formatos, materiais e soluções de design para ambientes. Uma das novidades apresentadas foi o design com inspiração na arquitetura. A convite da Edra, os irmãos Campana trouxeram para os móveis uma interpretação das obras do arquiteto Oscar Niemeyer, que costumam refletir os prédios em espelhos d’água. A dupla reaproveitou o conceito de algumas das poltronas já elaboradas por eles e o aplicou em estilosas camas conceituais. O modelo intitulado “Corallo”, o preferido dos irmãos brasileiros, dá a sensação de adormecer sobre as nuvens.

A italiana Moroso também ousou na confecção dos móveis apresentados. A irreverente “Bikini Chair”, por exemplo, criada pelo designer Werner Aisslinger, é revestida não apenas por uma cor, mas por um criativo dégradé tropical, que envolve vários tons na mesma peça criando um efeito tie-dye muito interessante. Outro lançamento da empresa foi a coleção “Mafalda”, criada pela arquiteta espanhola Patricia Urquiola, que apresenta uma poltrona com estrutura de madeira e encosto feito de tecido ondulado.

Funcionalidade e formas

Os móveis multifuncionais ganharam novamente destaque na mostra, mas desta vez vieram ainda mais carregados de tecnologia, com funções diferentes para móveis já conhecidos. Mesas que podem ser ampliadas, sofás que viram outros objetos, como baús, e muitos outros modelos com novos usos.

Nas formas, móveis com linhas retas e mais simples foram bastante valorizados. Mesas e cadeiras com pés palito, sofás grandes e modulares, desenhos geométricos em cadeiras, aparadores e estantes, abusando dos tamanhos e formatos.

photo by Saverio Lombardi VallauriO escritório: trabalho e conforto no mesmo ambiente

O arquiteto francês Jean Nouvel apresentou diversos modelos de escritórios que valorizam o rendimento criativo. Suas criações colocam em evidência recursos que trazem para os ambientes de negócios uma atmosfera descontraída e relaxante.

Das passarelas para o design

Nos últimos anos, várias tendências exclusivas das passarelas da moda saltaram para o campo da decoração e do design dos móveis. Um dos sinais da conversão desses mundos foi a presença do estilista Karl Lagerfeld, que montou um stand no I Saloni. Lagerfeld é considerado uma das pessoas mais influentes no mundo da moda e já colaborou com diversas grifes como Chloé, Fendi e Chanel.

Gostou? Compartilhe!

Confira as novidades do nosso Editorial