Mistura de estilos no décor

07 JAN 2016
• Inspiração

Quer acertar no mix de estilos para o seu novo décor?

Rústico, moderno, retrô, minimalista, campestre, romântico, clássico, industrial… São tantos os estilos para você escolher na hora de decorar que, se não tiver certeza do que quer, fica um pouco mais complicado. Há quem prefira montar toda a casa em um só estilo, mas se a ideia é acrescentar uma pitada de ousadia e quebrar a monotonia, vale misturar. E como não errar na dose? Para te auxiliar, contamos com Amanda Ribas e Lorena Romão, dupla à frente do escritório Desígnio Arquitetura e Urbanismo, de Belo Horizonte.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook, no Twitter e Instagram.

Paula Neder-decora rio

Na opinião das arquitetas, não é preciso decorar todos os ambientes da mesma maneira. Cada cômodo pode seguir uma estética particular, desde que exista um elo entre eles. “Quando há dificuldade em entrar num acordo quanto à combinação de estilos, um cômodo – como um quarto ou ateliê, por exemplo – pode seguir as características relativas à personalidade do seu usuário”, explica Lorena.

aldomar caprini-decora campinas

Ainda que a ideia seja fazer o mix em um único espaço, as profissionais afirmam que não há uma regra específica. “O mais importante é manter uma linguagem coerente e harmônica para a mistura dos estilos, evitando os excessos. É fundamental que a casa tenha a cara dos donos e isso implica a não obrigação de seguir um único estilo”. Se os espaços forem integrados, é melhor apostar em elementos que os conectem: pode ser uma peça em um ambiente que remeta ao estilo do outro, um padrão de nuances, etc. “A mistura de estilos pode ser muito bem-vinda, trazendo mais liberdade e personalidade à decoração”, garantem as arquitetas.

cybele barbosa-decoraliderbsb

De forma geral, como estilos que conversam bem entre si, Amanda e Lorena apontam o industrial com vintage, clássico com contemporâneo, urbano com tradicional, rústico com clean, regional com atemporal, boho chic com contemporâneo. Mas o sinal já amarela para o mix de algumas estéticas muito marcantes, como o kitsch e o oriental, por exemplo. “Nesses casos é necessário bastante cuidado com as cores e outros elementos para não pecar no exagero”.

Então, vamos começar a mistura?

Confira as novidades do nosso Editorial