Móveis para áreas externas pedem tecidos especiais

01 NOV 2016
• Mundo Lider

Quem tem uma varanda, espaço gourmet ou área externa em casa sabe como é difícil manter os móveis com uma boa aparência por muito tempo. Como já falamos na matéria sobre móveis de fibras, para sobreviver às intempéries, o mobiliário precisa carregar algumas características especiais, seja em sua estrutura ou revestimento. A escolha do tecido exerce um papel fundamental para garantir a longevidade de móveis para áreas externas. Além de sua qualidade, conforto e design também importam. Afinal, ninguém quer desfrutar de momentos de lazer em um tecido duro, desagradável ao toque, nem ter que escolher entre poucas opções de padronagens ou cores sem graça.

 

Móveis para áreas externas pedem tecidos especiais 1

No sofá Marapendi, criação do estúdio Lattoog para a Lider Interiores, o tecido dá um toque de cor todo especial, podendo ir tanto na sua varanda, quanto na beira da piscina.

A linha casual, uma aposta cada vez mais forte da Lider Interiores, apresenta móveis que se adaptam tanto a áreas internas quanto externas. Ela foi pensada para o convívio em ambientes descontraídos, valorizando a comodidade, durabilidade e praticidade. Para cumprir esse papel, a Lider iniciou pesquisas para a linha casual em 2010 e, com os resultados, inseriu tecidos especiais em sua coleção a partir de 2013.

 

CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS

Entre os atributos dos tecidos especiais para áreas externas, destacamos sua impermeabilização, facilidade para lavar, resistência ao calor intenso e à umidade. Esses tecidos sintéticos recebem tratamentos exclusivos contra raios UV, antimofo, bactericida, repelência a líquidos, etc. Escolha os fabricados em polipropileno com algodão, acrílico (que não desbotam), vinil ou couro náutico. Deixe longe da área externa os tecidos naturais e delicados, como sedas, linhos e veludos. A Lider ainda vai lançar uma novidade: um tecido que oferece proteção contra insetos, um grande problema em áreas externas. Não é superbacana?

 

Móveis para áreas externas pedem tecidos especiais 2

Assinado pelo estúdio Nada se Leva para a Lider Interiores, o sofá Sky prova a sua versatilidade. Dependendo do tecido escolhido, ele passeia por qualquer ambiente da casa.

 

 

VIDA ÚTIL

Tecidos sofrem, naturalmente, um desgaste pelo uso, com o passar dos anos. A manutenção adequada pode prolongar sua vida útil. Porém, resistência e durabilidade são quesitos essenciais para peças que ficarão expostas no tempo. Os tecidos disponíveis na Lider para essa função têm, normalmente, garantia de três anos, chegando a durar uns dez anos. Assim, o cliente acaba trocando o tecido não porque ele ficou velho, mas porque se cansou da cor/estampa e quer fazer uma mudança no décor.

 

Lindas e delicadas, a cadeira e a poltrona Apuí, do Estúdio Lider de Design, resistem ao tempo, graças à sua estrutura e ao tecido especial para áreas externas.

Lindas e delicadas, a cadeira e a poltrona Apuí, do Estúdio Lider de Design, resistem ao tempo, graças à sua estrutura e ao tecido especial para áreas externas.

 

UMA CENTENA DE OPÇÕES

Ao observar que o mercado disponibiliza poucas alternativas em tecidos para área externa, a Lider investiu em uma solução completa, com uma cartela de cores, estampas e desenhos que totaliza mais de 100 opções. Entre os fornecedores estão Regatta, Quaker, Fiama e agora também Wilikar, parceiros que fazem uma curadoria de design e trabalham com tecidos de ponta.

 

Móveis para áreas externas pedem tecidos especiais 4

Foto: Divulgação/Regatta Tecidos

 

TENDÊNCIA: IN & OUT

A tendência é usar esses tecidos não só nas áreas externas, mas como opções duradouras também para espaços fechados. Um bom exemplo é o Sunbrella®, tecido importado da França e dos EUA, e distribuído no Brasil pela Regatta Tecidos. Ele possui um toque macio e “respira”, o que o torna extremamente confortável. Ao mesmo tempo, sua total solidez de cor, graças ao tingimento não superficial, faz dele um tecido que realmente não desbota.

 

Móveis para áreas externas pedem tecidos especiais 5

Foto: Divulgação/Regatta Tecidos

 

Assim, esses tecidos são chamados de In & Out, expressão que reforça a ideia de dupla funcionalidade. Cada vez mais, o Sunbrella®, que teve sua origem na linha náutica, está sendo utilizado em ambientes internos ou em projetos comerciais e corporativos. Ele reveste móveis em geral, almofadas, cortinas e colchas; graças à sua facilidade de manutenção.

 

Móveis para áreas externas pedem tecidos especiais 6

Foto: Divulgação/Regatta Tecidos

 

Quer saber quais são as tendências de estilo para os tecidos In & Out? Luciana Vieira, do Marketing da Regatta Tecidos, aponta as texturas, os falsos lisos em diferentes construções e gramaturas, que permitem inúmeras composições com listras, geométricos e florais.

 

CUIDADOS BÁSICOS

Para prolongar a vida útil do tecido no seu móvel de área externa, siga nossas dicas:

  • Remova, imediatamente, qualquer tipo de excesso de sujeira ou líquido que derramar no tecido.
  • Evite contato com substâncias oleosas e objetos pontiagudos.
  • Periodicamente, retire o acumulo de pó.
  • Não guarde estofados molhados ou com excesso de água. Espere a espuma secar (muitas vezes o tecido é resistente, ao contrário da espuma, que pode mofar).
  • Retire as almofadas dos móveis, quando não estiverem em uso na área externa, para aumentar sua vida útil.
  • Lave o tecido apenas com sabão neutro. Essa é uma grande vantagem, pois a manutenção é bem fácil e pode ser feita em casa mesmo.
  • Deixe os tecidos de cores escuras (azul marinho, preto, marrom e vermelho intenso, por exemplo) para áreas onde não bata muito sol, pois elas absorvem muito calor e desbotam com mais facilidade. Nesses locais, abuse de tonalidades como cru e fendi, que esbanjam beleza e disfarçam a sujeira.

 

Agora, só falta você dar uma passadinha em uma das nossas lojas e conferir de perto a qualidade e conforto dos tecidos para móveis de áreas externas. Estamos esperando você!

 

Confira as novidades do nosso Editorial