Não ignore o tecido do seu colchão

01 JAN 2016
• Mundo Lider

Fundamental para a saúde, o humor e a produtividade, uma boa noite de sono depende, também, de uma cama e um colchão de qualidade. Na hora de comprar um colchão, a maioria das pessoas só atenta para o modelo, a quantidade de molas ou a densidade da espuma, o tamanho, a estética e o preço. Mas já parou para pensar no tecido utilizado em seu colchão? Apostamos que não. Atualmente, diversos materiais são utilizados nos revestimentos de colchões e cada um deles proporciona um tipo de textura, conforto e resistência específicos. Conhecer seus benefícios e características é fundamental na hora de escolher o seu.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook, no Twitter e Instagram.

Colchões costumam ser confeccionados com tecidos sintéticos, mistos ou de fibras naturais. Segundo o Inmetro, todos os colchões vendidos no Brasil devem utilizar tecidos com tratamento antialérgico e de combate a ácaros e fungos.

colchão gênova

TECIDOS SINTÉTICOS

Os tecidos 100% sintéticos são produzidos exclusivamente para colchões e têm o poder de absorver suor ou qualquer líquido. Sendo sintético, logo é antialérgico, não tendendo ao acúmulo de poeira e materiais orgânicos, além de ser higienizado facilmente. Seu processo produtivo permite custo relativamente baixo, aliando funcionalidade, conforto e segurança, já que não propaga chama.

TECIDOS MISTOS

São tramas que combinam fibras naturais e sintéticas, como o jacquard, por exemplo, que mistura algodão e viscose. Há inúmeras variações, com diferentes fibras e porcentagens de uma e outra.

TECIDOS DE FIBRAS NATURAIS

São considerados os tecidos “ecologicamente corretos”, pois em sua composição são empregadas fibras naturais de várias origens (bambu, eucalipto, milho, algas marinhas, etc). Mais delicado e agradável ao toque, proporciona maior sensação de frescor. Por suas características e custo mais elevado que as alternativas anteriores, é comumente utilizado nos colchões de melhor acabamento.

A Lider Colchões explora tradições centenárias de todo o mundo e as transforma em uma linha inovadora de acabamentos naturais para os tecidos dos colchões. Materiais  luxuosos, como o lempur, algas marinhas e cashmere,  são empregados em colchões top de linha; além de detalhes preciosos, como o matelassê, que dá volume ao bordado, aumentando a sensação de maciez, aconchego e proporcionando um visual bem bonito ao colchão. A Lider Colchões trabalha com tecidos de última geração e alta performance, a chamada linha de tecidos inteligentes, pois oferecem muitos benefícios à nossa saúde e não agridem o meio ambiente. Vamos aos atributos de cada um deles.

Tecido - algas marinhas

Tecido algas marinhas

FIBRA DE ALGAS MARINHAS

Confeccionado a partir da fibra de algas marinhas, é o tecido natural de maior resistência. Estudos confirmam que esta fibra libera aminoácidos marinhos, minerais e vitaminas na pele em contato com o suor. Também reduz o estresse e oferece benefícios anti-inflamatórios, antibacterianos, hidratantes e desintoxicantes. O mais incrível? O tecido feito de fibra de algas marinhas tem a capacidade de diminuir a temperatura corporal em até 2°C, abrandando a sensação de calor.

cashemere1

Tecido Cashmere

FIBRA CASHEMERE

Uma das melhores no mundo, esta é uma fibra extremamente fina, macia e cara. É bastante procurada, pois, além de as cabras da região da Caxemira não serem frequentes, a retirada dos pelos é um processo demorado – os subpelos macios, que são utilizados para a confecção do tecido nobre, têm que ser separados dos pelos de guarda, duros e ásperos (tão duros que servem para fazer escovas!). Anualmente, um animal produz, em média, 150g.

FIBRA METÁLICA

Normalmente sólidos e duros, os metais podem ser tão fluidos quanto a seda. No passado, a linha metálica era usada em tecidos bordados, pesados e caros. Só em 1950, foi criado o lurex, uma fibra de alumínio transformada em tecido metálico. As características físicas e químicas das fibras não são alteradas pelo processo de aplicação do metal. De aspecto brilhante, elas são permanentemente antiestáticas ou condutoras e mantêm essas propriedades mesmo após algum tempo de uso e repetidas lavagens.

FIBRA DE CARBONO

As fibras de carbono são matérias primas que provém da pirólise (transformação, por aquecimento, de um composto em outras substâncias) de materiais carbonáceos, que produzem filamentos de alta resistência mecânica, usados para os mais diversos fins, entre eles, motores de naves espaciais. Trata-se de uma fibra com propriedades refratárias, ou seja, resistente a reações químicas, físicas e altíssimas temperaturas.

FIBRA DE BAMBU

Esta fibra é biodegradável e ecologicamente correta. Sabe por quê? O bambu é uma planta que cresce rapidamente, gera mais oxigênio que as árvores de mesmo porte (melhorando a qualidade do ar) e dispensam o uso de pesticidas. E mais: não causa erosão e só requer água para crescer. O tecido feito com a fibra de bambu tem propriedades termodinâmicas (fresco no calor e quente no inverno), é um antibacteriano natural, prevenindo crises alérgicas, além de ser altamente macio e não apresentar pilling  (bolinhas).

TECIDO LEMPUR 3D

Caracterizado por sua hidrofilidade (capacidade da fibra de absorver e reter água) três vezes superior à do algodão, toque muito macio e sensação de frescor, este tecido elimina a umidade, regula o excesso de calor e preserva a máxima oxigenação durante o descanso, pois provém da fibra celulósica artificial, obtida a partir do pinheiro branco da América do Norte. Porém, ela deriva exclusivamente da madeira da poda e não do abate dos pinheiros, sendo assim um “tecido verde”.

Tecido eucalipto

Tecido Eucalipto

MALHA DE EUCALIPTO

Feito com malha em fibras de Eucalipto 100% natural, possui toque suave, elasticidade e maior resistência e durabilidade. Também é um tecido hipoalergênico, que inibe a proliferação de fungos, os principais alimentos dos ácaros e bactérias. Suas características ainda asseguram menor transpiração.

MALHA DE ALGODÃO

Com grande capacidade de absorção da umidade, poder de ventilação e fácil lavagem, este é um tecido biodegradável, feito com fibra oca e relativamente leve.

Clique aqui e conheça mais sobre os colchões Lider.

Confira as novidades do nosso Editorial