Paleta de cores na decoração: como escolher cores ousadas e elegantes

30 JUL 2018
• Dica de decoração

Se você deseja sair da cartela de cores neutras quando o assunto é decoração, mas não sabe por onde começar, preparamos algumas dicas que podem te ajudar na empreitada. Antes de tudo, é interessante pesquisar um pouco sobre quais cores combinam com a sua personalidade e que podem ser inseridas no décor de casa. Algumas tendências para 2018, como a paleta modernista – composta por cores como o marrom e um azul mais fechado – e o laranja ocre são ótimas escolhas para móveis ou mesmo paredes e acessórios da casa. Outras cores já “concretizadas” no mundo do décor, como o amarelo vibrante e o vermelho são para quem gosta de uma boa ousadia. Independente da decisão, o importante é que ela combine com o seu astral. Acompanhe nossas dicas para você acertar na seleção de cores.

Azul e amarelo, combinação perfeita

Duas cores apontadas como tendência forte em 2018 pelo bureau de tendências WGSN, o amarelo e o azul em tons mais vibrantes podem ser usados juntos ou separados. Ambas as cores conferem energia ao ambiente, sem abrir mão da sofisticação.

paleta de cores

Nessa cozinha, o azul saturado da estante contrasta com o amarelo das paredes, deixando o ambiente bem mais intenso.

Uma cor só, supervibrante

Se você prefere escolher uma parede da sala ou do quarto para ser o ponto visual do décor, uma boa dica é apostar em um amarelo mais reluzente. A cor é ótima escolha, pois vai bem com diversos acabamentos e é o par perfeito da madeira, em qualquer tonalidade.

paleta de cores

Nessa sala de jantar, a mesa de jantar Bend e as cadeiras Ditta na cor preta são emolduradas pelo amarelo da parede.

Prefere um móvel colorido?

Se em vez de uma parede, você quer conferir cor à decoração por meio de um móvel, vale escolher um na sua cor preferida para ser o destaque do local.

paleta de cores

Quer ousar ainda mais? Escolha dois móveis que tenham como base a mesma cor, só que em tons diferentes, o chamado ton sur ton. Nesse ambiente, a escrivaninha em tom vermelho alaranjado ganha a companhia da cadeira Delgada em tom vermelho vinho, criando um elegante jogo visual.

paleta de cores

Já nessa sala de jantar, é a mesa Savoy em amarelo claro responsável pelo ponto de cor no ambiente. Outra vantagem da cor é ir muito bem com o verde, que é sinônimo de sucesso para quem deseja trazer a natureza para dentro de casa.

paleta de cores

Um sofá com uma cor de destaque também pode ser uma ótima forma de conferir elegância e ousadia ao décor. Nessa sala, o sofá Lot ganhou um tom azul claro, mas não menos vibrante, oportunamente realçado pela madeira e pelo couro.

paleta de cores

Max Mello também optou por um sofá em tom vibrante como ponto central dessa sala que tem uma cartela de cores predominantemente clara. O modelo Dressy ganhou um tecido roxo mais claro, par perfeito com o branco presente nas mesas centrais.

Cores vibrantes nos detalhes

Prefere ousar de forma discreta? Então aposte em adornos, tapetes, almofadas e cortinas coloridos. Além de ser uma escolha mais prática, é também mais versátil, já que se você enjoar do décor – o que pode acontecer com mais frequência quando o assunto são cores fortes – é só trocar um dos complementos ou objetos.

paleta de cores

Nessa sala de Renata Ciccarini e Vilmara Januzzi para a Casa Cor Brasília 2017, as cortinas ganharam tom azul turquesa.

Cor nos acabamentos

Outra forma bastante eficiente para criar um ponto de cor no ambiente é optar por um revestimento em tom mais vibrante.

paleta de cores

Nessa Varanda Gourmet de Roberta Rennó, pastilhas verdes valorizam a mesa de madeira com tampo de vidro e as cadeiras Laura, com encosto de palhinha.

Cores fortes + estampas

A combinação é ousada, e por causa disso deve ser feita de forma bem cuidadosa. Se você quer uma cor forte para dominar o ambiente e não abre mão de estampas, essas últimas devem ter como base a cor protagonista.

paleta de cores

Patrícia Netto e Roberta Nicolau optaram por diversos tons de azul nesse home. Nos tapetes, passando pela parede e pela plotagem, tudo é baseado na cor que é sinônimo de confiança e proteção.

Pronto para colorir a sua casa? Visite uma de nossas lojas e confira a variedade de acabamentos e tecidos coloridos disponíveis!

paleta de cores

Confira as novidades do nosso Editorial