Paredes coloridas – como usar

15 JAN 2016
• Inspiração

Quem quer renovar a decoração da casa sem gastar muito tem uma carta na manga: pintar as paredes da casa com uma nova cor. Pode ser aquela parede da sala, que anda meio esquecida, ou o quarto, que pede por momentos de relaxamento. O fato é que as cores têm o poder de mudar um ambiente e uma energia que deve ser levada em conta na hora na escolha para o seu cômodo favorito. Preparamos um guia com as cores ideais para cada tipo de cômodo e algumas dicas de decoração para deixá-los ainda mais charmosos. Confira a seguir:

Vermelho: a cor vibrante é sinônimo de amor e paixão. Ideal para ser usada em ambientes comerciais, em casa deve ser usada com parcimônia. Ambientes sociais, como a sala de estar e a varanda são os mais indicados.

Amarelo: relacionado ao intelecto, o amarelo é uma ótima cor para ambientes de estudo, pois atiça as ideias e ajuda na inspiração. Também relacionado a alegria, é ótima opção para aquele cômodo que precisa de um up.

Azul: conhecida como a cor da proteção, é ótimo para quartos de dormir, pois traz tranquilidade ao ambiente.

Verde: crescimento é o significado desta cor, que pode ser usada em ateliês, na cozinha, para ajudar na elaboração de pratos e no quarto, para quem deseja relaxar.

Rosa: a cor é muito relacionada ao universo feminino, talvez pelo fato de sua energia ser responsável por abrir o coração. Pode ser usada em todos os ambientes da casa, pois atrai harmonia e acalma a mente.

Laranja: mistura do amarelo e do vermelho, o laranja tem a vivacidade deste último agregada à força das ideias do amarelo. Ótima cor para ser usada em ambientes comuns, como restaurantes, lojas e salas de convivência.

Aldomar Caprini - Loft masculino

parede colorida

Fabio Tarossi - Lounge e Jantar

Dicas para decorar as suas paredes

– Adesivos de paredes são ótima opção de adorno. Opte pelo contraste e escolha desenhos na cor branca para as paredes de cor forte, como o azul e o vermelho.

– Espelhos também fazem um ótimo contraste com paredes coloridas. Opte pelos que têm a moldura trabalhada no próprio espelho para um visual mais contemporâneo.

– Estantes sem fundo também conferem charme ao espaço, pois deixam a cor da parede à mostra, de forma discreta.

parede colorida1

Adriana Ferreira

Móveis, como combiná-los com as cores?

– Mesas, aparadores e estantes de madeira escura devem ser usadas em paredes de cores mais leves, como o rosa e o amarelo. Já a madeira clara é mais versátil. Se adapta tanto a paredes claras, quanto escuras.

– O vidro é uma boa escolha para quem não quer errar no décor. O fato de ser transparente faz com que ele seja curinga em relação a todas as cores.

– Se o seu desejo é ousar e ter uma casa totalmente colorida, vale escolher móveis de diferentes cores. O azul, por exemplo, vai muito bem com o laranja. Já o verde combina com o vermelho e laranja.

 

Gostaram das dicas? Conte-nos sobre as cores que mais gostam para a casa.

Confira as novidades do nosso Editorial