Plantas fáceis de cuidar dentro de casa

16 MAR 2016
• Inspiração

Trazer a natureza para o interior dos ambientes, além de ótimo artifício de decoração, deixa o local mais convidativo e até influencia o nosso humor. Espalhe o verde, dispondo as plantas em vasos, jardins internos ou jardins verticais (nas paredes).

Mas se você viaja bastante, não tem muito tempo para cuidar de plantas ou é esquecido mesmo, saiba que há diversas espécies que são resistentes, exigem pouca manutenção e vivem bem em condições variadas de luminosidade e temperatura (algumas precisam de poucas horas de luz por dia). Sim, elas vão sobreviver a você!

Dracena Tricolor

Dracena-de-Madagascar (ou Dracena Arco-Íris)

Planta que se desenvolve muito bem em locais de pouca ou média luminosidade e tolera seca (só precisa ser regada uma vez por semana).

aspidistra

Aspidistra

Além de precisar de pouca água, é uma planta de porte baixo, ou seja, vai bem em qualquer cantinho da casa.

sagu

Cica (ou Sagu)

De crescimento lento, pode ficar ao sol ou à meia-sombra (em áreas internas precisa de luminosidade). Regue apenas a terra e repita o processo só quando ela estiver seca, pois a espécie não tolera excesso de umidade.

lança de são jorge

Lança de São Jorge

Vive bem tanto em áreas internas quanto externas, recebendo sol diretamente ou com boa iluminação indireta e sendo regada uma vez por semana, em média. Plantada em vasos, atinge cerca de 1,5 m de altura.

rafia

Palmeira Ráfia (ou Palmeira Ráfis)

Adequada para ser cultivada em vasos (alcança cerca de 2 metros de altura), é uma planta de crescimento lento, que vai bem em ambientes internos e iluminados. A umidade do solo deve ser constante.

pata de elefante

Pata de elefante

Tolera bem o sol, calor e frio. Plantada em vasos – mas em solo drenável, para não ter as raízes apodrecidas – pode crescer até 2 metros de altura. Deve ser regada espaçadamente.

cactos

Cactos

Como vivem com pouca água, devem ser irrigados apenas quando o substrato estiver completamente seco. No inverno, a planta entra em repouso e a água deve ser evitada, pois pode facilitar o surgimento de bactérias e fungos. Não precisa ser podado.

Plantas-em-casa_Suculentas

 

Suculentas 

Normalmente confundidas com minicactos, possuem grande variedade de flores. Como gostam de sol, podem ficar na janela. No calor, regue, pelo menos, uma vez por semana. No frio, a cada três semanas.

Clique aqui e confira um post especial sobre as suculentas.

orquidea21

Orquídea borboleta (Phalaenopsis)

Mesmo parecendo bastante delicada, essa orquídea tem vida longa. Peque pela falta de água, mas não pelo excesso – normalmente, regar uma vez por semana basta, mas não deixe o substrato ficar muito seco –, e garanta que o vaso permita o escoamento.

espadadesãojorge

Espada-de-São-Jorge (ou Espada-de-Santa-Bárbara)

De origem africana, é muito forte: sobrevive ao sol intenso, frio e poucas irrigações. Também não é exigente quanto à luminosidade. Pelo lado místico, é conhecida por espantar o mau-olhado.

Plantas-em-casa_Vasinho-com-fita_01

Plantas-em-casa_Vasinho-com-fita_02

Vasinhos superpráticos

Mais simplicidade, impossível! Nestes minivasos de plástico, as plantas vêm acomodadas na terra, onde é presa uma fitinha ao fundo, que fica em contato com a base. Nesse recipiente de baixo ficam a água e pedrinhas coloridas, de função estética. Assim, a fita de tecido absorve a umidade e “rega” a plantinha. A única manutenção? Repor a água, à medida que o nível baixar – normalmente, uma vez por semana. Em floriculturas, você encontra várias espécies de plantas vendidas dessa forma.

 

Confira as novidades do nosso Editorial