Checklist da sala de jantar: saiba como e quais peças escolher para a sua

08 OUT 2019
• Dica de decoração

Ela é ponto de encontro, local onde a família se reúne durante as refeições e onde recebe os convidados nos dias de festa. Mas muito mais do que um espaço dedicado ao prazer gastronômico, a sala de jantar também é responsável por deixar a decoração de casa mais elegante e acolhedora. 

Para deixá-la com muita personalidade, é interessante escolher com cuidado mesa de jantar e cadeiras, por exemplo. E não para por aí. Adornos, aparadores e uma iluminação bem pensada também são essenciais para atingir esse objetivo.

Para te ajudar nisso, fizemos um checklist para te ajudar na escolha da sala de jantar perfeita.

 

1 – Mesa redonda, quadrada ou retangular?

Tudo depende do espaço onde ela será inserida. Aposte em uma mesa redonda para ajudar na circulação das pessoas. A mesa retangular é ótima para ambientes estreitos, e também acomoda mais pessoas. Mesas quadradas possuem a vantagem de poder ser encostadas na parede e otimizar o espaço. Cozinhas integradas com o living, por exemplo, recebem bem mesas redondas, como o nosso modelo Savoy.

 

2 – Qual o tamanho da mesa?

Recomenda-se um espaço de circulação entre a mesa e a parede de 90cm a 1,20m, sendo 1,20m a medida ideal. Aposte em uma mesa grande se você tiver o intuito de receber bastante pessoas em casa. Caso não receba muito, escolha um tamanho que solucione suas demandas no dia a dia. No showroom da Lider Sion, a mesa Cruzeta pode receber até 8 pessoas.

 

3 – Qual o tamanho das cadeiras?

Nesse quesito entram em cena a ergonomia e a estética. Opte por cadeiras com braço se sua sala de jantar tiver amplas dimensões. Caso seja compacta, modelos sem braço são a melhor opção, pois ocupam menos espaços. Quanto à sua altura, o interessante é que elas tenham de 43 a 45 cm, para uma mesa que varie de 75 a 80 cm. Na sala de jantar de Letícia Finamore para a Decora Lider Vitória 2019, as cadeiras Ditta foram as escolhidas, junto à mesa de jantar Nick. Repare que a altura dos braços não prejudica o seu posicionamento sob a mesa.

 

4 – E quanto ao acabamento e design das cadeiras?

Parte preferida na hora de decorar a sala de jantar, a escolha das cadeiras também pode ser bastante complicada. Afinal, combinar acabamento e design não é para qualquer um. O ideal é apostar em um mix de texturas para deixar o décor mais rico, e combinar formas de maneira sensata. Se sua mesa é redonda, por exemplo, escolha cadeiras com formas mais orgânicas. Caso ela seja retangular, cadeiras com formas quadradas são as mais indicadas. No showroom da Lider Ponteio, a mesa Savoy revestida em laca ganhou a companhia das cadeiras Lilly giratórias revestidas em tecido. Ambas investem nas formas orgânicas.

 

5 – Aparadores, como usar?

 

O uso de um aparador na sala é bem-vindo, principalmente se você precisa de um lugar para guardar copos, taças e louças. Para combiná-lo com mesa e cadeiras de jantar, vale pensar na harmonia entre materiais e formas. No showroom da Lider Sion, o aparador Cimo acompanha o tom e as formas da mesa Falésia, da Plataforma 4. Cadeiras Sal ganham acabamento em tecido mais escuro, deixando o ambiente ainda mais elegante.

 

Pronto para escolher as peças para a sua sala de jantar? Então é hora de visitar uma de nossas lojas! 

 

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 1

Confira as novidades do nosso Editorial