Ciência das cores: como seu uso na decoração pode impactar sensações e energias no dia a dia

16 DEZ 2019
• Dica de decoração

Elas são indispensáveis para quem quer uma decoração impecável, mas sua utilidade vai além da estética. As cores são conhecidas por causar certas sensações no cérebro, isso porque elas são transmitidas por ondas eletromagnéticas refletidas pela luz. A ciência das cores estuda a forma como nossos olhos captam essas ondas e como elas interferem nas sensações que o cérebro produz.

Portanto, se você quer que o projeto da sua casa seja bonito e transmita boas energias, preste atenção nas cores escolhidas! A seguir, te contamos qual o significado de cada uma delas e seu impacto no nosso dia a dia.

 

Amarelo

Cor da alegria, está relacionado ao otimismo e à descontração. Por transmitir uma sensação de calor e movimento, é aconselhado que ela seja usada em áreas mais descontraídas e com atividade social, como uma sala e varanda, por exemplo.

sofá gomos

 

Rosa e azul

O rosa inspira feminilidade, romantismo e ternura. Não à toa, é usado em espaços onde se deseja atingir um estado de relaxamento. No Estúdio Árvore de Max Mello para a CASACOR Espírito Santo, ele está presente no sofá Way e nas paredes. O azul do mar – cor conhecida por sua tranquilidade e serenidade – se encarrega de deixar tudo o mais relax possível.

 

Verde

De acordo com a ciência das cores, o verde transmite liberdade, saúde e vitalidade. Não à toa, é bem-vinda em área sociais. No Terraço Fresh da Decora Lider Rio 2019, o sofá Cidreira ganhou revestimento em corda náutica na cor. Paredes no mesmo tom deixam o ambiente mais animado!

 

Laranja

A cor é sinônimo de alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso, portanto, é ideal para ambientes de trabalho. Nesse home office de Vinicius Morais, a cadeira New ganhou estofado na cor. O contraste com a madeira deixa tudo mais aconchegante.

 

Marrom

Para a ciência das cores, seriedade e integridade são algumas das sensações relacionadas ao marrom. Talvez por isso a madeira em seus diversos tons sejam muito usados na decoração. No ambiente de Géorgia Mendonça e Cirlene Reco para a Decora Lider Vitória 2019, a cor está presente não só no painel que perpassa o ambiente como nos móveis, garantindo a sensação de acolhimento.

 

Se você quiser saber mais sobre essa cor e, principalmente, sobre a madeira, confira nossos designers explicando um pouco melhor o poder da madeira na decoração.

 

Cinza e preto

O cinza é sinônimo de equilíbrio e não à toa é a cor mais usada no décor contemporâneo. Já o preto significa respeito. Unir essas duas cores em um ambiente garante um espaço sofisticado, imponente e muito elegante. A Piacesi Arquitetura usou a dupla neste Loft da Decora Lider Belo Horizonte 2018, garantindo um décor superatual.

 

Branco

Paz, pureza e limpeza são algumas das características que definem a cor branca na ciência das cores. Muito usada por quem adora um décor minimalista, ela também pode ser maxi, desde que misturada com outros materiais. No Living de Sérgio Palmeira para a Decora Lider Vitória 2019, o branco é a cor predominante, mas detalhes como o pendente em vidro e as palmeiras formam um interessante mix de materiais.

 

Já escolheu a cor da sua casa? Visite uma de nossas lojas e confira a variedade de acabamentos e revestimentos coloridos que temos disponíveis!

Confira as novidades do nosso Editorial