Projeto em Destaque – Leticia Almeida

20 MAIO 2015
• Da ideia ao projeto

Com o objetivo de criar uma atmosfera jovem, com uma proposta mais moderna e arrojada, utilizando artifícios que proporcionassem uma sensação de amplitude do espaço, (que era muito reduzido), a arquiteta Letícia Almeida fez o projeto de um apartamento em Belo Horizonte, com aproximadamente 60m² para um casal jovem, recém casado, que gosta de cozinhar e reunir os amigos e familiares.

foto1

 

Priorizou-se um sofá que permitisse assentar o maior número de pessoas, dentro do que o espaço permitia, e um painel de TV que acompanhasse toda a sua extensão, e que fizesse a integração do estar com o jantar, proporcionando uma linearidade à sala e uma sensação de ampliação do ambiente.

O conceito de sustentabilidade foi inserido no projeto pela utilização de lâmpadas fluorescentes na iluminação principal proveniente dos rasgos de iluminação indireta, e de led, nos pontos de iluminação de destaque, ambas de baixo consumo energético.

foto2

 

Toda a base do ambiente é neutra, com a utilização de revestimentos de piso, teto e paredes com cores claras, para que o painel de cor preta pudesse entrar no ambiente, dando uma identidade ao espaço e um ar jovem e arrojado.

A marcenaria entra como um elemento de peso para o espaço, através do emprego da lâmina de carvalho ebanizado no painel e da laca preta brilho no rack, imprimindo sofisticação e modernidade ao ambiente.

Destaque para a tela assinada pelo arquiteto e artista Saul Vilela, que tem suas obras expostas em importantes cidades do mundo como Londres, Veneza, Athenas, Buenos Aires, Miami, entre outras, e que traz para o espaço uma riqueza muito grande através da sua belíssima obra.

O espelho, empregado na ponta oposta à sala, foi pensado para dar um ponto de luz nesta área mais distante da janela, e para trabalhar em conjunto com os outros artifícios utilizados para proporcionar a sensação de amplitude do ambiente. Além disso, entra como uma peça decorativa e de destaque da sala.

foto3

 

Para o quarto do casal foi utilizado mobiliários de tons claros como a cabeceira estofada em camurça, e apoios laterais com a lâmina de carvalho na mesa e a laca do criado. A proposta de fazer os dois lados assimétricos com uma proposta de utilização de mesa de um lado e criado do outro, entra para reforçar o conceito de um apartamento jovem e moderno, dando ritmo e leveza ao espaço.

As cores utilizadas foram a Papel Picado, da Suvinil, nas paredes de todo o apartamento para aquecer os espaços e fazer a integração dos ambientes.

foto4

 

A roupa de cama entra como peça fundamental para reforçar a atmosfera de aconchego e conforto do quarto, já iniciada pelo emprego da cabeceira estofada em camurça e dos tons claros do criado e da madeira da mesa lateral. Além disso, os adornos como o vaso de murano e a luminária de cobre, para dar charme e identidade ao espaço. No quarto temos a textura da camurça, que imprime uma sensação de aconchego e conforto, e da lâmina de carvalho que, no tom utilizado, aquece o espaço.

hall1

Para o Hall de entrada foi utilizado a mesa de centro Stile da Lider Interiores além da utilização de lâmpadas fluorescentes também com baixo consumo energético. “O hall foi inspirado nos conceitos de uma arquitetura moderna, que apresenta características como o uso do concreto aparente e vidro; características essas que nortearam a definição de todo o mobiliário adquirido para o espaço”, explica Letícia.

hall2

 

IMG_5767

 

Email: leticiamalmeida@gmail.com

Instagram: leticia_almeida_arquiteta

Telefone de contato: (31) 9110-3513

Confira as novidades do nosso Editorial