Saiba como cuidar do seu colchão em dez passos

14 MAR 2016
• Inspiração

A cama é o local onde relaxamos e renovamos as energias. Entre ela e você está um item indispensável para o seu bem-estar e a sua saúde: o colchão. Mas você sabe como prolongar a vida útil do colchão? Cuide bem dele, seguindo as nossas dicas de conservação:

 

1> Para começar, se o colchão for novo, retire a embalagem plástica, pois ele precisa “respirar”.

 

2> Se for dupla face, inverta a parte de cima com a parte de baixo em um giro vertical, o que evita que o colchão afunde com o peso do corpo ou fique marcado. Nem todos, como alguns modelos da Lider, precisam ser virados.

 

3> Para compensar o desgaste natural do tecido e da estrutura do colchão, gire-o, uma vez por mês, alternando os lados do pé e da cabeça. Isso também evita o “efeito memória” da mola ou espuma.

 

4> Na cama convencional, o estrado deve conter furos ou aberturas – nada de plástico ou papelão entre ele e o colchão – para favorecer a respiração da espuma e evitar o mofo. É imprescindível que ele tenha contato com o ar.

 

5> Não lave o colchão, utilize apenas um aspirador de pó para limpá-lo. Deixe o quarto sempre arejado – a luz natural indireta é a mais indicada – e troque os lençóis uma vez por semana.

 

6> Evite expor o colchão ao sol ou ao calor do secador e do ferro de passar, que podem danificar as células da espuma.

Capa box e colchão

Protetor para Colchões

 

7> Use um protetor de colchão: além de criar uma barreira contra a absorção de suor e outros líquidos, evitando que a umidade danifique o revestimento em tecido (ou até mesmo sua estrutura) e forme manchas, torna a limpeza mais fácil, já que as capas podem ser lavadas.

 

8> Em caso de infiltração no ambiente, deixe o colchão o mais longe possível da umidade, fugindo do mofo e da proliferação de ácaros e fungos. Se derramar líquidos no colchão, use papel ou toalha para absorver e limpe-o conforme as instruções do fabricante.

 

9> Ao sentar-se, ocupe a área interior do colchão, para que ele não fique deformado nos cantos; não fique de pé, não pule e nem coloque objetos pesados ou pontiagudos sobre ele. Jamais dobre o colchão.

 

10> Por fim, respeite o prazo de validade. Superfície desnivelada e falta de conforto são bons indícios de que é hora de trocá-lo.

 

Confira aqui dicas para escolher o tamanho ideal do seu colchão.

Confira as novidades do nosso Editorial