7 dicas para montar uma sala de vinho

12 JUL 2017
• Da ideia ao projeto

Os apreciadores de um bom vinho que querem ter um espaço em casa dedicado a essa atividade devem tomar alguns cuidados antes de montar a sua adega e chamar os amigos para os encontros e degustações. A seguir, listamos sete passos essenciais para você não errar no décor e montar uma sala de vinho funcional e bonita:

1) Escolha um local longe do calor

O primeiro passo para montar uma sala de vinho é achar o local dentro de casa que melhor se adapta à temperatura necessária para a conservação das garrafas.

O ideal é um local longe do sol e das fontes de calor para não alterar a refrigeração dos vinhos.

2) É aconselhável usar um sistema de refrigeração

Caso a quantidade de vinhos seja muito grande, pode-se pensar na execução de um armário climatizado, feito sob medida.

Se a sua sala de vinhos será integrada à sala de estar, por exemplo, uma adega portátil é a melhor solução.

3) Vinhos diferentes precisam de temperaturas diferentes

Lembre-se sempre da temperatura adequada para cada tipo de vinho: entre 15 e 18 graus célsius para os tintos, entre 10 e 12 graus para os brancos e 8 graus para os espumantes.

4) Na falta de espaço próprio para a sala de vinho, aposte em outros locais

Não tem espaço em casa? A despensa pode se transformar em uma incrível adega, se projetada adequadamente.

7 dicas para montar uma sala de vinho capa

A varanda gourmet também pode servir como sala de vinho. A Luciana Teixeira Stecchini optou por um discreto armário que incorpora uma adega em seu ambiente para a Decora Lider Ribeirão Preto 2016.

7 dicas para montar uma sala de vinho capa

Nesse home integrado ao living, a adega também não foi esquecida. Ela ocupa lugar de destaque na prateleira que recebe livros e adornos. Uma forma despretensiosamente chique de deixar os vinhos à mostra. Projeto de Andrea Otoni para a Decora Lider Campinas 2014.

5) Atenção aos armários

Na hora de acomodar os vinhos junto a uma área social, o ideal são armários com portas de vidro de abrir. As portas de correr não oferecem vedação suficiente, dificultando a manutenção da sua temperatura.

7 dicas para montar uma sala de vinho capa

A MeG Arquitetura optou por uma sala de vinho com adega em nichos que comportam vários vinhos de uma só vez para o ambiente da mostra Decora Lider 2015. O destaque é a iluminação das prateleiras, que facilita a seleção da bebida. Uma mesa de madeira serve de apoio e percorre o espaço central da sala.

6) Mesas e balcões para compor o ambiente

A sala de vinho, além da adega, pode ter uma mesa ou balcão para servir de apoio às degustações, formando assim um pequeno ambiente de estar.

7 dicas para montar uma sala de vinho capa

Nesse cinema gourmet de Manuela Senna para a Decora Lider BH 2016, a adega ocupa o espaço lateral do ambiente. Como apoio, há a bancada da pia e a que serve como mesa de jantar para os moradores e seus convidados.

7) Um charme a mais para os suportes dos vinhos

Quando se fala no suporte para as garrafas, a madeira, popularmente utilizada, tem dado lugar ao aço inox na sala de vinho. Isso porque ele permite uma melhor circulação do ar entre cada recipiente.

Converse com a nossa equipe de designers, em uma das lojas Lider, para obter ajuda para montar a sua sala de vinho. Lembre-se de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do blog!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial