Milão recebe a 51ª edição do I Saloni

20 ABR 2012
• Mundo Lider

Em imóveis com pouco espaço, como apartamentos, a ausência de varandas ou de lugares ao ar livre, capazes de abrigar plantas, pode fazer com que o ambiente pareça um pouco sem vida. Seja por beleza ou para proporcionar uma atmosfera renovada, ter um pouco de verde em casa sempre faz bem. Para driblar a questão do espaço, uma solução interessante que vem sendo adotada por profissionais de paisagismo e decoração são as hortas caseiras, que trazem harmonia e bem-estar, e são uma alternativa bacana para o cultivo de alimentos para consumo próprio.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook Twitter.

Na composição das hortas orgânicas, pequenos vasos pintados, embalagens de plásticos coloridos ou garrafas arrojadas tornam-se recipientes ideais para as plantinhas, pois além de ocupar pouco espaço, também têm um visual diferente, e colaboram com a decoração. Os cômodos mais comumente usados para comportar as mini-hortas são espaços gourmets, cozinhas e varandas. Isso porque, geralmente, são os temperos como alecrim, manjericão, salsa e cebolinha, que fazem mais sucesso nas plantações dentro de casa. Além de dar um charme ao ambiente, ainda podem ser usados na culinária.

De acordo com o biólogo João Teixeira, as hortas caseiras têm mais valor nutricional do que as tradicionais, já que não apresentam produtos químicos. “Sugiro o cultivo de espécies que agradem mais o paladar como rúcula, alecrim e broto de feijão”.

Por serem plantas de pequeno porte, podem ser facilmente transferidas para outro local, e esse é um de seus pontos positivos. Nessa hora, para não danificar a planta, o profissional alerta: “Para a troca do vaso você deve colocar um pouco de terra até cobrir todo o fundo do vaso, e então, retirar a muda, mantendo o torrão para encaixá-lo na nova terra.”

 

Apesar de exigir cuidados, hortas em casa são fáceis de manter. E só o charme já faz valer a pena. “Comecei a criar mini-hortas para amigos e familiares. As hortas ficavam tão exuberantes que as pessoas que as viam me pediam para fazer o mesmo em suas casas. Hoje recebo convites para criar esses espaços junto com designers de interiores”, comenta o biólogo.

Saiba os cuidados básicos para se ter uma horta orgânica dentro de casa:

– Fixar a horta em recipientes (garrafas, vasos, latas) que tenham drenos, deixando que o excesso de água escorra;

– Iluminação diária;

– Deixar o solo úmido, nunca encharcado;

– Sempre retirar as plantas murchas ou amareladas;

– Fazer adubação;

– Posicionar a horta onde haja ventilação.

Gostou? Compartilhe!

Confira as novidades do nosso Editorial