Tapetes Estonados levam beleza e versatilidade à decoração

20 AGO 2015
• Inspiração

Conferindo modernidade às tendências do passado, o termo vintage vem agregando muitos seguidores, com peças antigas e charmosas que fazem toda a diferença onde estão. Não podia ser diferente na decoração e no uso dos tapetes nos ambientes. Os tapetes são algumas das peças mais exploradas, já que o efeito estonado é prático e versátil. Os modelos seguem a tendência Stone Washed (lavagem sobre pedra, em uma tradução literal), uma técnica muito utilizada na moda, especialmente na confecção de jeans.

O processo, que dá um ar “gasto” aos tons da peça, também requer tingimento, lavagem e raspagem. Com um apelo fashion, essas peças permitem uma infinidade de combinações e levam um tom moderno ao ambiente. Eles podem aparecer na forma degradê, manchado ou ter várias cores diferentes em uma única peça.

Por chamar bastante atenção, especialmente os mais coloridos, o tapete estonado fica bem em uma decoração onde predominem as cores cinza, grafite e preto. Para espaços mais amplos e claros, a dica é optar pelos tapetes em tons mais escuros. Se o espaço for um pouco menor, o ideal é apostar nas peças mais claras, que ajudam a ampliar o cômodo.

Os modelos mais conhecidos de tapetes estonados são os confeccionados em patchwork, vindos de países como Irã e Turquia. Na Lider, além dos tapetes patchwork, existem dois outros tipos estonados: o Ritz, feito em tecido turco com várias opções de cores estonadas, e o Capri, estonados em viscose proveniente da Índia.

t1

 

t2

 

t3

 

t4

 

t6

 

Confira as novidades do nosso Editorial