Tendência: invista na sobreposição de tapetes

12 JUL 2016
• Inspiração

Feiras e mostras importantes de decoração vêm trazendo essa proposta há algum tempo. Ao invés de um único tapete no ambiente, dois ou mais fazem uma bela sobreposição de tapetes. O resultado é super atual! Além de dar um ar moderno ao décor, sobrepor tapetes cria uma composição única, deixando o espaço personalizado. É também uma ótima solução para quem quer usar os tapetes que gosta, mas tem um só ambiente para colocá-los.

Tem tapetes guardados porque se mudou para um lugar menor ou simplesmente enjoou do antigo? Está aí um jeito de reaproveitá-los! A sobreposição ainda é uma saída para quem tem um tapete que adora e do qual não quer abrir mão, porém ele é pequeno para o espaço onde será colocado. Assim, ao dispor outro modelo embaixo, de preferência neutro, você valoriza o seu queridinho. E o melhor: sai bem mais barato do que comprar um tapete enorme e se desfazer do que você já tem.

 

Moldura

 

No Home Theater e Sala de Jantar, de Alessandra Guidoni para a Decora Lider Vitória, o tapete marrom, de tamanho maior, cria uma bela moldura. Isso destaca o tapete claro, colocado por cima, de forma centralizada.

 

Lisos e estampados

Já André Bastos, Guilherme Leite Ribeiro e Raquel Nogueira usaram o mesmo truque em seu Espaço Identidade, na Decora Lider Brasília. A diferença é que os designers optaram aqui por um tapete estampado, em tons discretos, sobre o liso.

 

Patchwork

A sobreposição também pode ser feita de forma lateral ou formando uma espécie de patchwork, sem muita simetria. No entanto, essa combinação exige um pouco mais de cautela e bom senso. Se quiser um efeito parecido, porém sem usar diversos tapetes, aposte em um como este do Home Lucille, espaço projetado por Larissa Dias para a Decora Lider Brasília.

 

Diferentes tons

Além de misturar tapetes em diferentes tons neutros, é possível ousar nas cores, desde que com critério e em sintonia com o resto do seu décor. Mesclar lisos e estampados ou mesmo padronagens, se elas forem de uma paleta harmoniosa, como no Loft do BEP Arquitetos, na Decora Lider Brasília.

 

Ambientes amplos

Em um ambiente amplo, como o Espaço Identidade da Decora Lider Brasília, dá para ousar ainda mais no mix de tapetes, desde que as nuances dos móveis e adornos não briguem com as peças no chão. André Bastos, Guilherme Leite Ribeiro e Raquel Nogueira elegeram beges, marrons, azuis e rosados, em tons mais sutis.

 

Delimitando áreas

8

Este Home Theater, assinado por Elaine Lorenzon para a Decora Lider Vitória, prova que a sobreposição de tapetes ainda serve muito bem para delimitar áreas, sobretudo em ambientes grandes. O modelo shaggy, macio e felpudo, deixa o espaço do sofá e TV mais convidativo e aconchegante.

 

Confira as novidades do nosso Editorial