Tendências cores 2017: tons de azul continuam fortes no design

22 NOV 2016
• Dica de decoração

Azul é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza lealdade, fidelidade, sabedoria e também sonho, ideal, devoção e fé. A mais fria das cores lembra o céu e o mar, acalma e traz clareza mental, proporcionando sensações de tranquilidade, ternura, afetuosidade e segurança. Além de gerar bem-estar, favorece as atividades intelectuais e a meditação. Com tantos predicados, é bom saber que tons de azul continuam com tudo em 2017, inclusive no décor. Confira as Tendências Cores 2017 aqui!

 

Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 10

Na Sala de Jantar integrada à Varanda, projeto de Fernanda Julião para a Decora Lider Vitória 2015, as diversas nuances de azul, aliadas à madeira, reforçam a proposta de elegância e aconchego.

 

A seleção de azuis da Pantone

A Pantone, conhecida internacionalmente por seu sistema numérico de escala de cores – referência para a indústria gráfica, publicidade, moda, comunicação e design – divulgou um preview das tonalidades para o próximo ano. Imaginação e criatividade serão exploradas na cartela de 2017, indicando uma fuga das cores tradicionais. Apesar de mais focado na moda, o dossiê influencia o design de interiores. Entre as dez que vão se destacar no próximo ano, a Pantone elegeu três matizes de azul:

 

Niagara Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design Lapis Blue - Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design Island Paradise Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design

   Niagara 17-4123                         Lapis Blue 19-4045             Island Paradise 14-4620

 

Niagara 17-4123

A primeira cor da lista é um azul bem próximo do jeans. Confortável, descontraído e seguro, permite uma infinidade de combinações na decoração.

 

Lapis Blue 19-4045

Este azul mais escuro e vibrante – tom da nossa conhecida pedra semipreciosa lápis-lazúli –

traz energia para a paleta de 2017 da Pantone, que aposta nas cores alegres como tendência.

 

Island Paradise 14-4620

Um azulzinho que agrega frescor imediato! Afinal, uma “ilha paradisíaca” deve remeter à brisa do mar, não é mesmo?

 

Nas lojas Lider Interiores não faltam opções para você rechear a sua casa com essa tendência. Inspire-se nos ambientes que a gente selecionou: há desde salas “banhadas” por um azul profundo até detalhes sutis em tonalidades clarinhas. Então, vamos de azul?

 

Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 8 Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 6

Nas poltronas Ática e na chaise Mariana um azul bem próximo ao Niagara dá um toque elegante aos ambientes.

 

Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 3

O mesmo azul, que lembra o jeans, reveste as cadeiras da Sala de Jantar Contemporânea, de Cristine Bovi na Decora Lider Ribeirão Preto, misturado a tons neutros. O ponto vibrante se concentra nos painéis cortados a laser, em azul royal.

 

Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 11Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 2

Não à toa, a combinação de azul e branco é um clássico! Mais forte, como nas paredes à esquerda (no Living e Jantar na Praia de Mário Brasil na Decora Lider Rio 2015), ou suave, como neste quarto (de Antonio Bettarello para a Decora Ribeirão Preto 2016), esse mix atemporal ainda traz a sensação de limpeza e frescor.

 

Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 9

Sem medo de ousar nas cores? Invista logo em um azulão na sua parede! Parecido com o Lapis Blue, o tom quebra qualquer monotonia e vai muito bem com outras nuances alegres, como nos pratinhos pendurados. Repare que o azul ainda “pula” para a cadeira, mas todo o resto é neutro, em cru ou madeira.

 

Mais tons de azul

Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 1

Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 12

O azul também pode destacar apenas um móvel, dando personalidade ao espaço. A mesa Toten “acende” a sala de jantar e deixa o clima descontraído. Já o azul fechado da cômoda Bombê agrega sofisticação, mas sem muita sobriedade.

 

Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 4

O estofado azul e as almofadas listradas em azul e branco têm tudo a ver com o acabamento em fibras do sofá Verão. O laranja do carrinho decorativo Aio, bem como a madeira, são o complemento perfeito para esse tom mais alegre.

 

Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 13 Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 5

Nos acessórios, o azul pode aparecer discretamente, como na mesinha lateral Havana, ou “chegar chegando”, caso deste tapete que ganhou a companhia de nuances rosadas e crua.

 

Tendências cores 2017 tons de azul continuam fortes no design 7

Calmaria e tranquilidade são os adjetivos que você deseja para um ambiente? Veja que o azul em tom pastel – mesmo tingindo os amplos sofás Lot, ao lado de elementos também claros e neutros – cria um clima de pura serenidade.

Confira as novidades do nosso Editorial