estilos de iluminação para ambientes

Dica de decoração

Tipos e estilos de iluminação para ambientes

03 ABR 2018

A iluminação é um dos fatores que mais chamam atenção quando o assunto é decoração. Muitas vezes deixada em segundo plano, ela é um recurso que, além de conferir funcionalidade ao projeto de interiores, será responsável por valorizar o layout criado e a escolha dos móveis e acessórios. Os tipos e estilos de iluminação devem ser pensados de acordo com cada ambiente da casa. A seguir, selecionamos alguns para você inspirar-se!

Iluminação para a cozinha

O ideal é que a cozinha receba o máximo de luz natural durante o dia. À noite, entra em ação a funcionalidade. Uma iluminação direta focada em pontos importantes do espaço, como a bancada e a pia da cozinha são itens indispensáveis. A iluminação indireta também funciona neste cômodo. Neste caso, o ideal é uma luminária de teto. Outros recursos que ajudam no dia a dia são as iluminações internas de gavetas e armários.

estilos de iluminação para ambientes

Fios de LED posicionados embaixo dos armários garantem a iluminação da bancada da pia nessa cozinha Lider.

estilos de iluminação para ambientes

A iluminação interna de armários é sinônimo de praticidade.

Iluminação para a sala

Este ambiente é o local onde a iluminação ultrapassa, e muito, a funcionalidade. É interessante misturar a iluminação direta com a indireta, para deixar o espaço ainda mais aconchegante. Outro recurso que merece sua atenção são as luminárias de piso e abajures. Elas ajudam a iluminar determinados pontos da sala e, além do conforto, conferem funcionalidade às atividades exercidas no local, como leituras, refeições e recepções.

estilos de iluminação para ambientes

Nessa sala, a iluminação focada, através do uso do spot, confere destaque à obra de arte. Projeto de Thoni Litsz.

estilos de iluminação para ambientes

A sala de jantar de Gabriela de Rossi possui pendente central logo acima da mesa. Outro recurso interessante usado pela profissional foi o destaque do acabamento da parede com os spots posicionados linearmente.

estilos de iluminação para ambientes

Nessa sala, o foco são os pendentes de diferentes alturas posicionados em um dos cantos do ambiente. Spots nos cantos ajudam a conferir o aconchego e a praticidade que o espaço merece. Projeto da FKSA Arquitetura.

estilos de iluminação para ambientes

No caso de uma sala de jantar compacta, como essa projetada pela arquiteta Roberta Rennó, vale usar um pendente que direcione a luz ao centro da mesa. Na lateral, um trilho com três holofotes destaca o aparador e armário do ambiente.

estilos de iluminação para ambientes

Se a sua sala se integra ao espaço gourmet, uma boa estratégia é investir em uma iluminação direta na bancada responsável por integrar os dois espaços. Luis Trentino usou desse recurso nesse projeto, com diversos pendentes posicionados linearmente sobre o móvel.

Iluminação para os quartos

Montar um jogo de luz e sombra pode ser interessante quando se trata da área íntima da casa. Um dimmer, que regula a intensidade da luz, também garante a praticidade das atividades do dia a dia. Outro acessório que faz a diferença são os abajures, de preferência posicionados logo ao lado da cama.

estilos de iluminação para ambientes

Nesse quarto de casal de Fernanda Antunes, o abajur foi substituído por um pendente logo acima da mesa lateral da cama. Ao fundo, a estante recebe iluminação em todos os seus nichos.

estilos de iluminação para ambientes

Nesse quarto de casal de Anamaria Diniz e Zilda Santiago, a parte que recebe o home office ganhou iluminação pontual com spots no teto. Uma luminária de piso garante a luz suave do ambiente.

Quer mais inspiração para iluminar a sua casa? Clique aqui e confira as nossas novas luminárias feitas em colaboração com Adolini + Simonini.

Como escolher o sofá perfeito