Truques para decorar o espaço gourmet para receber os amigos

25 FEV 2018
• Dica de decoração

Receber os amigos e a família em casa já faz parte da rotina. Segundo especialistas, com a internet e as mídias sociais, o limite entre o público e o privado ficou muito tênue, e a casa se abriu. Não à toa, é cada vez mais comum ter espaços sociais integrados, cozinha integrada à sala e um espaço gourmet, onde moradores e amigos possam não só exercer seus dotes gastronômicos, mas também conversar, relaxar e até mesmo tirar aquela soneca depois do almoço. Para que esses encontros fiquem cada vez mais agradáveis, separamos algumas dicas de décor para o seu espaço gourmet. Confira a seguir.

1 – Invista em um minibar

É comum que em dias de festa os amigos tragam bebidas, como uma garrafa de vinho ou sua cerveja preferida. Para que tudo fique ao alcance de todos e você não precise ficar a toda hora servindo os convidados, vale montar um minibar próximo à adega e ao freezer.

Nesse projeto de Roberta Rennó, ele fica sob uma bancada que recebe os dois eletrodomésticos. A estratégia é ótima para deixar os seus convidados mais à vontade e para você, que não precisará se preocupar em servi-los.

espaço gourmet

2 – Invista em bancos, banquetas e em espaços para acomodar os amigos

Casa cheia também é sinônimo de muitas pessoas em pé. Para que elas não fiquem desconfortáveis, vale investir em bancos e banquetas para acomodar todos os convidados.

A arquiteta Nina Abadjieff foi além no projeto desse apartamento. Criou um espaço para sentar com almofadas futons logo abaixo da janela. Ao lado, um jardim vertical traz a natureza para dentro de casa e faz o clima ficar muito mais gostoso.

espaço gourmet

3 – Abra as cortinas ou levante as persianas

Em dias de festa é imprescindível integrar e ampliar espaços a fim de que todos os convidados sejam bem recebidos e sintam-se confortáveis. Se o seu espaço gourmet está localizado na varanda de casa, vale abrir as cortinas ou levantar as persianas para que seus convidados aproveitem a vista. Nos dias mais quentes, abrir as janelas também garante um clima mais ameno.

Nesse projeto do escritório Lage Caporali, a vista do espaço gourmet foi aproveitada ao máximo.

espaço gourmet

4 – Invista em plantas e arranjos florais

Bureaus de tendência já confirmaram a necessidade de estar mais próximo à natureza. Mas não é preciso jogar tudo para o alto e seguir rumo ao campo. Uma forma de trazê-la para mais perto é investir em plantas que se dão bem em espaços fechados, aqui falamos sobre 10 plantas para ter em casa charmosas e fáceis de cuidar. No dia de receber os convidados, é interessante dar uma atenção especial ao tema. Se você possui habilidades manuais, vale até criar os seus próprios arranjos.

Luciana Teixeira Steccini investiu em várias espécies de folhagens para que este espaço gourmet ficasse ainda mais acolhedor. Só preste atenção em seu posicionamento. É mais oportuno deixar as plantas em locais que não atrapalhem a circulação.

espaço gourmet

5 – Não deixe a iluminação de lado

A iluminação é muitas vezes vista como algo imutável, livre da nossa influência. Embora no quesito décor ela seja mais técnica, com pequenos truques, podemos deixar o espaço mais intimista para os convidados, se soubermos utilizá-la. Se você possui luminárias de piso, por que não distribui-las pelo espaço de forma a destacar determinados pontos do décor? O minibar e os petiscos que ficam sobre a bancada podem receber um foco de luz que deixará o clima bem mais moderno.

O escritório BEP Arquitetos aboliu a iluminação tradicional nessa sala e cozinha integradas, investindo em pequenos focos de luz que percorrem o espaço.

espaço gourmet

Pronto para decorar seu espaço gourmet? Aproveite para conferir o nosso guia de como escolher o sofá perfeito para o seu lar.

Confira as novidades do nosso Editorial