Tudo que você precisa saber antes de decorar seu escritório em casa

04 SET 2017
• Dica de decoração

Com a tecnologia oferecendo novas ferramentas para se trabalhar à distância, é natural que cada vez mais pessoas e empresas optem pelo home office. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, atualmente, 12 milhões de brasileiros trabalham em home office.

Além de um ótimo custo-benefício, trabalhar em casa é sinônimo de qualidade de vida. Pesquisa da PGI, empresa de tecnologia especializada em software, mostra que 82 % dos colaboradores home office relataram níveis mais baixos de estresse, 69% faltaram menos ao trabalho e 80% relataram uma moral mais elevada trabalhando de casa.

Só esses dados já demonstram que o home office está em rápida ascensão. Mas para que sua produtividade e eficiência não seja prejudicada, é essencial ter um ambiente de trabalho adequado. Separamos algumas dicas que irão te ajudar a decorar seu escritório em casa de um jeito mais funcional e bonito.

Escolha cuidadosamente o espaço que ocupará seu escritório

Se sua casa possui um quarto à disposição para se tornar home office, perfeito! Mas caso isso não seja possível, não desanime. Escolha um espaço no quarto ou na sala onde possa ser inserida uma mesa, a cadeira e mãos à obra!

Anamaria Diniz e Zilda Santiago optaram por instalar um escritório no quarto de casal que projetaram para a Decora Lider BH 2016. Com iluminação otimizada e um layout bem pensado, o home office não interfere nas atividades mais íntimas.

Tudo que você precisa saber antes de decorar seu escritório em casa

Mesa e cadeira ergonômicas e confortáveis são fundamentais

Nada atrapalha tanto a produtividade no trabalho quanto uma cadeira desconfortável e uma mesa com uma altura inadequada. Portanto, antes de decidir quais móveis farão parte do seu escritório, faça um teste e veja se, quando sentado, você encosta os pés no chão e seu corpo forma um ângulo de 90 graus. Com base na cadeira, é hora de escolher a altura da mesa. Escolha uma que permita que, quando apoiados sobre a mesa, seus braços também formem um ângulo de 90 graus.

Tudo que você precisa saber antes de decorar seu escritório em casa

Dê atenção à iluminação do espaço

De nada adianta um home office bem decorado, com uma iluminação mal pensada, que não cumpre sua função de forma adequada. Portanto, é importante prestar atenção na luz natural do espaço e aconselhável pensar em uma iluminação pontual. Júnia Braz, por exemplo, em seu quarto para a Decora Lider BH 2016, apostou em uma luminária de iluminação direcionada para a mesa instalada no quarto de sua autoria.

Tudo que você precisa saber antes de decorar seu escritório em casa

Pense nos pontos de apoio para a sua escrivaninha

Mesmo que sua mesa de trabalho possua gavetas, é interessante pensar em um espaço de apoio para ela. Esse apoio pode ser outra mesa, de um tamanho menor, ou mesmo cômodas, como sugeriu Mário Brasil, em sua sala para a Decora Lider Rio 2015. Essa estratégia é ótima para deixar papéis, catálogos e livros utilizados à mão, sem bagunçar a mesa de trabalho.

Tudo que você precisa saber antes de decorar seu escritório em casa

Invista em adornos para deixar o décor com a sua cara

Uma das vantagens de se trabalhar em casa é poder deixar o ambiente de trabalho com a sua cara. Portanto, não esqueça de investir em objetos decorativos para o home office.

Mirella Prado e Lucy Prado investiram em adornos no home office da designer, projeto de sua autoria para a Decora Lider Rio 2015. Rodeado por estantes, o escritório recebeu livros, adornos, retratos, obras de arte e até flores.

Tudo que você precisa saber antes de decorar seu escritório em casa

Selecione uma cartela de cores inspiradora

Outra vantagem de se ter um home office: poder escolher todos os detalhes do décor, que sai do padrão comum de espaços corporativos e ganha muito mais personalidade. Escolha uma cor que te inspire e seja sinônimo de produtividade, sem deixar a estética de lado, claro.

Gabriela Eloy e Carolina Freitas apostaram no preto para este home office, projetado para a Decora Lider Rio 2015.

Tudo que você precisa saber antes de decorar seu escritório em casa

Preparado para decorar o seu escritório? Então visite uma de nossas lojas para conhecer nossos móveis e adornos!

Confira as novidades do nosso Editorial