Vai reformar a casa em 2019? Dicas para se organizar

21 FEV 2019
• Dicas

Se entre as metas estabelecidas por você para o ano de 2019 se encontra a reforma da sua casa, é hora de colocar a mão na massa. O primeiro passo a ser tomado é a contratação de um profissional de arquitetura e design de interiores para guiar e executar todo o processo. Mas não vale deixar tudo por conta desse profissional. Para que sua reforma seja eficiente e aconteça dentro do prazo estimado, é interessante que você preste atenção nas dicas que damos a seguir.

1 – Planeje sua reforma

Esse planejamento visa listar os passos de todo o processo para que ele ocorra com o mínimo de desvios possível. Em uma planilha, estabeleça a duração máxima da reforma, assim como a data de início e término. Depois liste todas as etapas do processo: pintura das paredes, troca do piso, troca da fiação elétrica (se houver), e o que mais for necessário. Em seguida, estabeleça o valor que você pode gastar com a reforma.

2 – Selecione ambientes inspiradores

Para muitos a parte mais gostosa da reforma, a pesquisa de ambientes com ideias que chamam a sua atenção é essencial para que o arquiteto ou designer consiga traduzir todos os seus desejos em um projeto. Vale pesquisar nas redes sociais (siga @liderinteriores), na internet ou mesmo ler revistas sobre o tema. Se possível, monte um vision board com todas as imagens que te inspiram.

mix de composição

3 – Pesquise acabamentos e móveis

Nessa etapa, você visitará lojas de móveis e acabamentos para conferir as novidades disponíveis no mercado e pesquisar preços, para ver o que irá entrar e sair da sua planilha de custos. Se quiser, fotografe os materiais e peças de que mais gostou e insira-os no seu vision board.

4 – Faça a planilha de custos da reforma

Nessa planilha devem entrar não só o custo de materiais e móveis, como também de mão de obra. Como mão de obra, entram profissionais como pedreiros, instaladores, pintores, eletricistas, além do arquiteto ou designer que estará acompanhando toda a obra.

5 – Reforme um cômodo de cada vez

Poeira, sujeira e bagunça são algumas das características intrínsecas de uma reforma. Portanto, caso não seja possível mudar temporariamente de local, é aconselhável reformar um cômodo por vez. Isso torna o processo menos estressante e mais eficiente.

Pronto para reformar a casa? Visite uma de nossas lojas e inspire-se! Baixe também o nosso e-book com dicas sobre materiais e acabamentos de móveis de madeira.

linha VBox

Confira as novidades do nosso Editorial