Varanda, pra que te quero?

14 MAIO 2012
• Inspiração

Foi-se o tempo em que as varandas eram apenas um espaço isolado da casa. Hoje, com inúmeras utilidades, elas podem ser o ponto de integração de diversos cômodos.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook Twitter.

Chamada de alpendre no século 17, a varanda de arquitetura colonial era um escape para bandeirantes, reféns do calor de um país tropical. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, além de assumir uma arquitetura contemporânea, a varanda vem ganhando destaque nas residências. Algumas são o principal acesso de uma casa, outras separam ambientes, fazem transição de áreas externas para internas e tornaram-se até mesmo um espaço social. Com tanta utilidade assim, uma decoração que vise o conforto é imprescindível.

Ambiente Vicente Ozumi - Casa Cor BSB 2010

A disposição e a composição dos móveis é o que vai definir a cara da varanda: um espaço descontraído para receber amigos ou introspectivo, para a leitura diária. Dentre os mobiliários, os mais usuais são os de alumínio, os revestidos em fibra sintética e os de madeira natural ou lacas. Mas para dar um toque de luxo ao ambiente, os móveis tradicionais também podem ser incrementados com vidros, ferragens e estofados. Por ser um ambiente geralmente ao ar livre, quesitos como cores, por exemplo, devem ser escolhidos com cautela. “A luminosidade excessiva pode desbotar pinturas e tecidos”, alerta a arquiteta Valéria Mendes, “por isso, como medida preventiva devemos utilizar tecidos com proteção aos efeitos de sol e da chuva, e para o mobiliário, escolher materiais de grande durabilidade”.

Ambiente de Guilherme Portugal - Decora Lider Rio

Iluminação

A iluminação deve valorizar o projeto não só durante o dia, mas, também à noite, já que está diretamente ligada com a função do ambiente. Varandas usadas como área de trabalho, por exemplo, devem receber luz “fria”. Já as varandas que funcionam como espaço social (para refeições), ficam mais aconchegantes com a luz amarela. Acessórios como pendentes e arandelas podem potencializar a luminosidade em ambientes com direito duplo. Para varandas voltadas para o poente, onde o excesso de luz solar e o calor podem comprometer o conforto, a dica de Valéria é a instalação de cortinas e ares-condicionados.

Ambiente: Estar Varanda, por Juliana Moura e Ana Beatriz Xavier - Decora Sete Lagoas 2009

Quando dois ou mais espaços se encontram

Em diversos projetos, a varanda tem sido o ponto central da junção de ambientes. De acordo com Valéria, muitas vezes esse recurso é até desejável. “Pensando nessa possibilidade, as construtoras têm deixado pontos elétricos e hidráulicos sempre que possível, facilitando assim, o trabalho de arquitetos e decoradores.”

Gostou? Compartilhe!

Confira as novidades do nosso Editorial