Você sabe escolher uma boa cama?

19 AGO 2011
• Inspiração

Passamos 1/3 de nossas vidas dormindo, então, por que não aproveitar bastante esse momento? Da decoração do ambiente à escolha da cama, tudo deve ser pensado para garantir o máximo proveito do sono. Uma cama aconchegante e acolhedora é indispensável para ajudar a recuperar as energias. Mas você sabe como escolher uma boa cama? Veja as dicas da designer Glauciene Duarte:

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook e Twitter.

O ambiente e a cama

“O quarto deve ser tranquilo e agradável para garantir um sono reparador, e a cama é decisiva para atender esse requisito. Uma cama bonita, que componha a ambientação e em tamanho que atenda o biotipo de seu usuário, é fundamental para uma boa noite de sono. Atualmente, estamos sempre muito atarefados e estressados. Devemos buscar no quarto e, especialmente na cama, um refúgio. Deve ser um lugar reservado, que combine com a identidade do usuário e recomponha o esforço diário.”

O espaço

“O espaço disponível no quarto deve ser levado em consideração na escolha da cama. Na hora de decidir o local em que ela vai ficar, é importante avaliar a abertura das portas e gavetas dos móveis, o corredor para circulação, que deve ser em torno de 60 a 70 cm. Para quem tem pouco espaço e quer manter o conforto, é recomendado usar painéis e box, tanto casal, quanto solteiro. Dispostos até no canto do quarto, de forma a facilitar a circulação, criam uma ambientação despojada que permite o aproveitamento do espaço com gavetas sob a cama.”

 

Tamanhos

“Os tamanhos de cama disponíveis no mercado variam de 078×188 cm a 193×203 cm. Para os casais, a maior medida é 193×203 cm e, para os solteiros, é 128×188 cm. O que diferencia uma cama casal Queen de uma King é a dimensão do colchão. A primeira é de 158×198 cm e a segunda de 193×203 cm.”

Colchões

“Para cada tipo de cama, há um colchão. Para quem usa painéis, o ideal são os colchões box com altura padrão. As camas altas, tanto tradicionais quanto modernas, podem abusar da altura dos colchões, desde que não fiquem desconfortáveis. Já as camas de cabeceiras baixas devem se limitar um pouco, pois se ficarem muito altas, perdem sua principal característica. Para quem deseja uma ambientação com temas orientais, a recomendação é optar por colchões ou futom com extrados mais baixos.”

E você? Que característica avaliou na hora de comprar sua cama? Conte para a gente!

 

Confira as novidades do nosso Editorial