Você sabe identificar o estilo Art Déco?

15 FEV 2016
• Inspiração

Na história da arquitetura, é comum nos depararmos com seus vários estilos. Art Déco, Art Nouveau, Modernista, Pós-modernista. Você sabe identificá-los logo no primeiro olhar? Para começar esta empreitada de “identificação de estilos”, separamos algumas dicas que irão ajudá-lo a desvendar o Art Déco.

– O movimento começou na Europa em 1910, mas seu ápice foi entre os anos 1920 e 1930, quando ganhou os Estados Unidos, em versão mais clean. Seu nome se deve à “Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas”, realizada em Paris, em 1925.

Expo_Arts_deco_Paris_1925

– Para identificar a arquitetura Art Déco, procure por formas geométricas, linhas verticais e o escalonamento de volumes. Dois exemplos famosos no mundo são os edifícios de South Beach, em Miami – com formas mais puras e pouca ornamentação – e o do Empire State Building, em Nova York – rico em elementos metálicos e ornamentação.

Miami Art Deco

Edifícios South Beach

empirestatebuilding

Empire State Building

– Com a proposta de misturar vários estilos – como Construtivismo, Cubismo, Modernismo, Bauhaus, Art Nouveau e Futurismo – o movimento Art Déco se reflete em um móvel como o sofá Decô, da Lider Interiores. Resultado da busca por diversas referências, é atemporal, simples e elegante.

Sofá L200 - Decô (1)

– Nos objetos e adornos, o Art Déco chamava atenção pelo trabalho artesanal, com pegada cenográfica, apresentando-se, primeiramente, como um estilo luxuoso. Por isso, foi o preferido da era de ouro de Hollywood. Para o ambiente da sua casa não ficar carregado, a inspiração Art Déco pode ser sutil, aparecendo em um acessório, acabamento ou detalhe. Dicas? Em papéis de paredes ou tapetes com formas gráficas, pendentes e luminárias de linhas puras e dinâmicas.

Confira as novidades do nosso Editorial