Zaha Hadid – a joia da arquitetura

08 ABR 2016
• Inspiração

Falar da arquiteta iraquiana Zaha Hadid, falecida no último dia 31 de março em decorrência de um ataque cardíaco, é falar de uma mulher à frente do seu tempo. Ousadia é a palavra que define seus projetos, sempre com um pé no futuro. Nascida em 1950, na cidade de Bagdá, estudou Arquitetura em Londres, na Inglaterra e teve entre seus tutores nomes de peso como Leon Krier e Rem Koolhaas.

Zaha ficou conhecida por seus projetos ousados e pela influência da corrente desconstrutivista em suas criações. Formas limpas e puras, assim como a não-linearidade e fragmentação do desenho arquitetônico são suas características. Sua complexa dinâmica das curvas rompeu com a tradicional arquitetura moderna e criou um novo paradigma na área. Em 2004, Zaha Hadid ganhou o Prêmio Pritzker de Arquitetura. Confira a seguir alguns de seus projetos:

vitrafirestation

Vitra Fire Station

Primeiro projeto da arquiteta, foi um pedido de  Rolf  Fehlbaum, diretor executivo da empresa mobiliária Vitra. Construído em 1993, o quartel de bombeiros possuía 850 metros quadrados e foi todo construído com formas angulares. Curiosamente, a estrutura nunca foi usada como quartel de bombeiros, passando a ser considerada uma relíquia da arquitetura contemporânea.

LondonAquaticCentre

London Aquatic Centre

Feito para as Olimpíadas londrinas de 2012, o centro aquático de Londres teve suas formas inspiradas na movimentação das águas. Com aberturas que dão vista ao parque olímpico, sua principal piscina possui uma cobertura que a protege como uma onda.

GjangzouOperaHouse

Guangzhou Opera House

À beira do rio Pearl, na cidade de Guangzhou, na China, o Opera House possui dois prédios que traduzem com perfeição as formas e o talento de Zaha Hadid. As curvas estão presentes em todos os lugares, do teto ao “céu”. O hors concours é o auditório do edifício, um deslumbramento para todos os visitantes.

Casa-Atlantica-by-Zaha-Hadid-Architects-03

Casa Atlântica

O projeto ainda não foi finalizado, mas todos já o esperam com ansiedade no Brasil. Denominado “Casa Atlântica”, o edifício de 11 andares está localizado na praia de Copacabana. Suas formas foram inspiradas nas montanhas do Rio de Janeiro e na já conhecida calçada de Burle Marx.

Confira as novidades do nosso Editorial