5 dicas para acertar na iluminação da cozinha

20 SET 2017
• Dica de decoração

Se você acha que a luz na decoração é apenas um detalhe, está na hora de rever os seus conceitos. Um bom projeto de iluminação é essencial para garantir uma casa agradável, confortável, funcional e bonita. Outro engano comum é investir no projeto luminotécnico apenas para quartos e salas, esquecendo-se da iluminação da cozinha.

Um espaço social como esse deve (e merece) ter uma iluminação bem pensada. A seguir, identificamos cinco pontos que merecem sua atenção quando se trata de iluminar bem a sua cozinha. Confira!

1 – Valorize ao máximo a iluminação natural

“Em todo ambiente, o ideal é receber luz e ventilação natural”, explica a arquiteta Estela Netto. Portanto, valorize essas características o máximo que puder. Somente depois de aproveitar a iluminação natural é que entrarão em cena os recursos artificiais, como lâmpadas fluorescentes, LED, luminárias e até abajures.

Dicas para acertar na iluminação da cozinha

A melhor iluminação será sempre a natural.

2 – Invista em uma iluminação pontual

Foco é a palavra-chave quando o assunto é iluminação na cozinha. Uma boa alternativa é optar por ogivas fechadas, os famosos “spots”, para realçar espaços pontuais e garantir o acolhimento do ambiente. Esses spots podem ser inseridos embaixo dos armários que ficam sobre a pia, por exemplo, ajudando no manuseio de alimentos e na organização.

Dicas para acertar na iluminação da cozinha

Spots e um pendente direcionado sobre a mesa destacam os pontos essenciais dessa cozinha.

3 – Use pendentes com cuidado

O uso de pendentes é aconselhável para cozinhas mais amplas, que geralmente recebem uma copa no espaço. Outro lugar interessante para instalá-los é sobre as bancadas usadas para integrar a cozinha à sala. Não esqueça de respeitar a distância de 0,9 a 1 metro entre o pendente e o tampo da bancada. Outra dica é escolher pendentes com tampos removíveis, para que a sujeira e a gordura acumuladas possam ser limpas mais facilmente e com maior frequência.

Dicas para acertar na iluminação da cozinha

Manuela Senna optou por pendentes sobre a bancada em seu ambiente para a Decora Lider BH 2016.

4 –Aposte em fitas de LED para iluminar prateleiras, armários e bancadas

Elas são uma ótima alternativa para uma iluminação contínua, como no caso de prateleiras e armários. Instaladas na parte de baixo de armários e prateleiras, por exemplo, ajudam na hora de localizar alimentos e utensílios. Outro ponto de instalação interessante é sobre a bancada da pia, onde as fitas podem ser fixadas na parte inferior dos armários que se localizam sobre ela.

Dicas para acertar na iluminação da cozinha

Fitas de LED também podem iluminar o interior dos armários.

5 – Escolha a mesma temperatura de cor em cozinhas integradas à sala

Entre a luz branca e a luz amarela, opte pela que mais se adapta ao seu objetivo. Se o primordial é conforto, a luz amarela é a mais adequada. Caso a praticidade seja o seu foco, luzes brancas são aconselháveis, já que elas ajudam na identificação das cores dos alimentos e na identificação de sujeiras.

Dicas para acertar na iluminação da cozinha

Em cozinhas integradas à sala de jantar, é interessante optar por uma mesma temperatura de cor.  Nesta cozinha, a luz branca foi a escolhida.

Gostou das nossas dicas? Agora é hora de planejar a sua cozinha Lider. Visite uma de nossas lojas para conhecer as nossas linhas!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 1

Confira as novidades do nosso Editorial