6 motivos para investir em bons móveis de madeira

24 NOV 2017
• Dicas

Motivos para investir em bons móveis de madeira

A matéria-prima mais conhecida quando o assunto são móveis, a madeira, mostrou ao longo da história toda a sua habilidade. A começar pelo período pré-histórico, época em que a primeira viga teria surgido, passando pelo seu ápice durante a Idade Média, até chegar nos dias atuais, a madeira nunca encontrou um concorrente à altura durante todos esses anos. Na Arquitetura e no Design de Interiores ela marca presença com maestria e é conhecida por não decepcionar quem nela confia. Por causa disso, listamos a seguir seis bons motivos para investir em móveis de madeira.

1 – Versatilidade

Para comprovar sua versatilidade, basta observar que praticamente todos os continentes do mundo usam a madeira quando o assunto é casa. Do Extremo Oriente, com os templos japoneses, passando pela civilização europeia, que a utilizava como isolante térmico, até chegar a um país tropical como o Brasil, ela é uma matéria-prima que se encaixa em qualquer ambiente. Talvez por isso o móvel de madeira esteja presente em todos os cômodos da casa, sem nenhuma restrição, seja de uso ou estética.

Motivos para investir em bons móveis de madeira

Mesa de jantar Plume e cadeiras Ditta traduzem a versatilidade da madeira.

2 – Conforto

Outra qualidade que a madeira carrega consigo é o conforto e a sensação de aconchego. Por ter uma referência direta com a natureza, por meio de sua textura e veios naturais, ela remete a uma sensação de prazer e acolhimento. Sem falar do conforto térmico que ela proporciona, funcionando como um ótimo isolante térmico natural.

Motivos para investir em bons móveis de madeira

Cadeiras Aurora: sinônimo de conforto.

3 – Durabilidade e resistência

Quando o assunto é conservação, a madeira sai na frente. Por ser um material natural, ela resiste tanto a intempéries como chuvas e excesso de sol, como também suporta altas cargas. Essas características fazem dela uma ótima matéria-prima para cadeiras, poltronas, camas e estantes.

Para comprovar a resistência da madeira, basta voltar no tempo em que a carpintaria foi a arte mais importante na construção de edifícios e fortificações, sendo também muito usada em navios e em sistemas de defesa como pontes levadiças e catapultas. Na Idade Média e nos séculos 16, 17 e 18 ela atingiu seu ápice como matéria-prima arquitetônica. Hoje, ela continua firme e forte, seja na arquitetura, seja no design de interiores e produto.

Motivos para investir em bons móveis de madeira

A cama Viki possui alta durabilidade e versatilidade.

Motivos para investir em bons móveis de madeira

Resistente, a madeira pode também ser usada em móveis para áreas externas.

4 – Fácil manutenção

Cuidar da madeira para que ela dure por mais tempo é tarefa fácil, que não toma tempo nem grandes esforços. O material necessita apenas de uma limpeza com panos limpos, sem alvejantes ou produtos clorados. Esses cuidados ajudam a evitar um maior desgaste com o tempo e o aparecimento de cupins.

Motivos para investir em bons móveis de madeira

O buffet Labirinto é feito com Nogueira, nova matéria-prima da Lider Interiores.

5 – Estética

A boa aparência do material e suas diversas opções de tons, tudo fruto do trabalho da natureza, são algumas características que fazem com que todos caiam de amores pela madeira. Quando aplicada em móveis, ela confere ainda mais beleza se usada em conjunto com um bom design e outras matérias-primas naturais, como o couro e o algodão.

Motivos para investir em bons móveis de madeira

Cadeiras Lilly mostram que a madeira vai bem com outros materiais, como o couro.

6 – Boas memórias

Falar de madeira é voltar ao passado e revirar memórias da infância, com a família sempre em torno de uma grande mesa feita com o material, a cama da avó em que se dormia depois do almoço ou mesmo a cadeira de balanço do avô, um verdadeiro brinquedo na mão das crianças. Talvez por isso esse seja o material preferido da maioria das pessoas.

Motivos para investir em bons móveis de madeira

O buffet Ripinha de Isabela Vecci suscita memórias com seu design inspirado nos anos 1930 e 1940.

Não vê a hora de escolher os móveis de madeira para a sua casa? Visite uma de nossas lojas e conheça nossos produtos!

Confira as novidades do nosso Editorial