Arte popular para decorar

07 OUT 2016
• Dica de decoração

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, não é surpresa se deparar com riquíssimos artistas populares, de famílias que exercem o ofício há gerações. Alguns destes artistas estão escondidos em locais como o Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais, bem como nas comunidades ribeirinhas da Amazônia e no sertão nordestino.  Outros já fazem sucesso e estão presentes no circuito mainstream das artes. Famosos ou anônimos, uma coisa é certa: uma arte popular tão brasileira não pode ficar fora da decoração da sua casa.

 

A arte de Véio

Um dos artistas populares presentes no décor da loja Lider Interiores do bairro Sion, em Belo Horizonte, é Cícero Alves dos Santos, mais conhecido como Véio. Nascido no sertão de Sergipe, ele utiliza a madeira para transformá-la em peças que traduzem todo o seu olhar sobre a vida do homem sertanejo.  O material, além de ganhar formas inusitadas, ganha também cores áridas, um reflexo do talento de Véio, que ganhou esse apelido por gostar de escutar a conversa dos mais velhos. Além de esculturas abstratas, o artista retrata também figuras típicas do sertão.

 

Arte popular para decorar 1 Arte popular para decorar 2

Arte popular para decorar 3

Em Belo Horizonte, as obras de Véio são representadas pela galeria Orlando Lemos.

Na sala de estar

Arte popular para decorar

Arte popular para decorar 5

Cabeças de ex-votos e esculturas são ótimas opções para decorar a sala de estar. Vale deixá-las em destaque no décor, como nos ambientes acima, do último ensaio fotográfico da Lider em parceria com o estúdio Nada se Leva.

Grandes esculturas

Arte popular para decorar 6

Se as esculturas tiverem mais de 30 cm de altura, uma boa alternativa é posicioná-las no chão, próximas à mesa de centro. Essa foi a estratégia de Jorge Trabuco, no Living, para a Decora Lider de Salvador.

 

Móveis que melhor recebem as obras

Arte popular para decorar 7

Arte popular para decorar 8

As imagens acima são da Sala de estar, de Beth Nejm para a Decora Lider Belo Horizonte 2015.

 

Arte popular para decorar 9

Estantes e aparadores também recebem com maestria a arte popular. Fique de olho no tamanho dos nichos, para escolher uma escultura que melhor se adapte a ele.

Arte popular para decorar 10

Espaço Identidade 2015, na loja do Ponteio Lar Shopping, pelo estúdio Nada se Leva.

 

Esperamos que tenha gostado da matéria. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário aí em baixo pra gente! Teremos prazer em responder.

 

Confira as novidades do nosso Editorial