Clássicos da decoração: como combinar a madeira com tecidos

03 MAIO 2018
• Dica de decoração

Foi-se o tempo em que a madeira era considerada uma matéria-prima ideal para ambientes mais rústicos. Hoje, ela mostra toda a sua versatilidade não só pela diversa gama de cores que possui, mas também por ser um elemento fácil de combinar. Para imprimir o estilo que deseja a um ambiente onde ela é protagonista, vale apostar em tecidos, seja nos estofados de um sofá, no tapete, em almofadas e até por meio de papéis de parede. Selecionamos algumas dicas que irão te ajudar a fazer a combinação perfeita de madeira com tecidos. Confira a seguir.

Aposte em tecidos diferentes para um mesmo móvel de madeira

A combinação do couro com um tecido de algodão nas cadeiras Ditta dessa sala de jantar realçam os veios da madeira da mesa. Pequenos detalhes como esse são uma ótima forma de valorizar a madeira em si no décor de um ambiente.

Invista em estampas que acompanhem o tom da madeira

Mais do que o tipo de tecido, é importante pensar na sua tonalidade e/ou estampa se você quiser tirar o máximo de proveito da sua decoração. Repare como o tapete geométrico acompanha o tom das mesas de centro e lateral Áurea, junto com as esculturas que compõem o décor dessa sala.

como combinar a madeira com tecidos

Nesse escritório de Bia Mabe e Márcia Rajão, a madeira em tom mais escuro da base de trabalho é acompanhada pelo couro das cadeiras Neo e do tapete listrado nas tonalidades terrosas. A escolha desses tons valoriza o design dos móveis e a própria madeira.

como combinar a madeira com tecidos

O quarto também pode receber a mistura de madeira e tecido. Uma forma rápida e fácil, com ótimo custo-benefício, é investir em uma roupa de cama com estampa que valorize o tom da madeira predominante no espaço. Carla Napolião usou dessa estratégia nesse quarto, com uma roupa de cama discretamente estampada que, junto ao papel de parede, valoriza o painel de madeira ao fundo.

como combinar a madeira com tecidos

Mix de texturas valoriza a madeira

Outra boa dica para combinar madeira e tecido é investir em texturas. Nesse home de Larissa Dias, o puff Back de couro com costura aparente, o linho que reveste sofá e poltronas, mais o tapete em patchwork valorizam o painel de madeira localizado na parede, que perpassa todo ambiente. A combinação garante o conforto do espaço.

como combinar a madeira com tecidos

Tecidos brilhantes deixam a madeira mais sofisticada

Se você deseja suavizar a casualidade que é típica da madeira e deixar o ambiente mais sofisticado, aposte em tecidos com brilho. Nessa sala de Roberta Alonso e Mariana Oliveira, o sofá ganhou tecido acetinado, que valoriza ainda mais o painel de madeira ao fundo. As mesas de centro Arezzo em laca brilhante também colaboram com essa estratégia visual.

como combinar a madeira com tecidos

Elda Midian e Betânia Midian optaram por revestir as poltronas 066 em um tecido preto brilhante e estampado. A cor valoriza o painel de madeira que tem seus veios aparentes.

como combinar a madeira com tecidos

Pronto para escolher o tecido que mais combina com a madeira presente no décor da sua casa? Visite uma de nossas lojas e confira todas as opções que temos disponíveis!

Confira as novidades do nosso Editorial